Mindelo, 27 Fev (Inforpress) – A escritora infantojuvenil Christy Roberto disse hoje que vai lançar, no mês de Fevereiro, o segundo livro da série Cavalinhas, que procura consciencializar para a urgência da preservação ambiental, com enfoque nos mares e oceanos.
Em declarações à Inforpress, a jovem escritora explicou que Cavalinhas II é uma obra de 32 páginas, que pretende consciencializar e levar crianças, famílias e o público em geral a reflectir sobre a preservação ambiental, desta vez abordando a questão da pesca não sustentável, principalmente a sobrepesca.
À semelhança do primeiro volume, a personagem central deste livro continua a ser a Cavalinha, que estará acompanhada do seu amigo Tuna, mas surgem também outras personagens à sua volta.
Para a autora, a obra utiliza a imaginação e “personagens cativantes para transmitir valores como o respeito pela natureza, a cooperação entre espécies, a responsabilidade e a esperança num futuro mais sustentável”.
“A principal mensagem do livro é para reflectirmos sobre as nossas atitudes e sobre as formas de proteger os oceanos e as vidas que neles existem”, explicou.
Conforme Christy Roberto, a obra surge como um contributo para a educação ambiental desde a infância, reforçando a importância do cuidado com os recursos marinhos para as diversas áreas de desenvolvimento do arquipélago.
Neste sentido, acrescentou, o livro faz uma abordagem sobre a escassez de recursos marinhos em Cabo Verde, causada pela pesca insustentável, e aborda também valores positivos como a união e a superação.
Isto, elucidou, numa analogia à sociedade cabo-verdiana que, apesar das dificuldades e das alterações climáticas, “consegue unir-se e superar os desafios”.
“As nossas vidas estão voltadas para o mar, porque Cabo Verde é um arquipélago. Então, toda a preocupação ambiental reside principalmente na questão da poluição dos mares e dos oceanos, de revermos os nossos hábitos e costumes e todos os comportamentos que podem afectar a preservação do ambiente”, acrescentou, defendendo também a necessidade de “educar ambientalmente as crianças desde cedo para que possam reeducar os adultos”.
Tal como a primeira edição, Cavalinhas II conta com ilustrações de Gilardi Reis Fortes, desta vez com uma abordagem cromática mais juvenil e madura.
Segundo Christy Roberto, a obra deverá ser apresentada no pátio do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), pela professora Eva Duarte e pela bióloga da Biosfera I, Jéssica Matos, faltando apenas acordar a data da apresentação.
Além de Mindelo, a intenção, conforme a autora, é apresentar a obra em várias comunidades costeiras e nas diferentes ilhas do País.
Isto, clarificou, com o objectivo de “estimular a reflexão do público sobre os desafios ambientais e comportamentos conscientes, valorizando o papel da literatura infantil como ferramenta de transformação social”.
CD/JMV
Inforpress/Fim