
Cidade da Praia, 13 Dez (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, vai participar na 68.ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que terá lugar na cidade de Abuja, na Nigéria, no dia 14, domingo.
Segundo uma nota enviada à Inforpress, a participação do chefe de Estado nesta reunião regional reafirma o compromisso de Cabo Verde com a integração regional, a paz, a estabilidade política e a cooperação solidária na África Ocidental, num contexto marcado por desafios complexos de segurança, governação e desenvolvimento.
Durante a sessão, que decorre na Vila Presidencial de Aso Rock, os chefes de Estado e do Governo vão analisar os assuntos correntes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), bem como a situação de paz e segurança na região.
O encontro prevê inclusive um debate aprofundado sobre a crise política na Guiné-Bissau, provocada pelo golpe de Estado divulgado no dia 26 de Novembro.
No âmbito do Jubileu de Ouro da CEDEAO, a Conferência contará também com um segmento especial designado “Cimeira sobre o Futuro da Comunidade”, que pretende reforçar a unidade regional, consolidar a ação coletiva e projetar orientações estratégicas para o futuro da Comunidade, alinhadas com a Visão 2050 da CEDEAO.
Desde o início da crise na Guiné-Bissau, referiu a nota, o Presidente da República tem defendido a reposição da normalidade constitucional, o respeito pelos resultados eleitorais, a libertação dos detidos e a assunção do poder por quem foi democraticamente eleito.
José Maria Neves reafirmou o princípio da tolerância zero face a golpes de Estado, sublinhando que estes não constituem solução para os desafios políticos e sociais.
O chefe de Estado compromete-se a participar activamente nos debates e na definição de uma posição clara da CEDEAO, reforçando igualmente o empenho de Cabo Verde em garantir a sua presença e competitividade no espaço regional.
LT/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar