Boa Vista aprova “atrevido” Orçamento Municipal de 1,75 mil milhões de escudos para 2026

Inicio | Política
Boa Vista aprova “atrevido” Orçamento Municipal de 1,75 mil milhões de escudos para 2026
12/12/25 - 10:10 pm

João Galego, 12 Dez (Inforpress) – A Assembleia Municipal da Boa Vista aprovou hoje o Orçamento da Câmara Municipal para 2026, no valor de 1.750.796.187 escudos, garantindo o financiamento para o Plano de Actividades, classificado como atrevido pelo PAICV e de “risco” pelo MpD.

A proposta que foi aprovada com 12 votos a favor do PAICV (pode na autarquia) e cinco votos contra do MPD (oposição) inclui uma parcela significativa de 600 milhões de escudos, saldo transitório do empréstimo obrigacionista contraído em 2025, e destina 76% do total a despesas de investimento.

A bancada do MPD, através do eleito Tomilson Neves, justificou o voto contra, criticando a  “falta de rigor” do documento, que classifica como um "risco" e "não viável".

A oposição na câmara alerta que o aumento da dívida em mais de 400% é uma "situação grave" que compromete o futuro da ilha.

O MpD criticou ainda o aumento nas despesas com pessoal, seis milhões de escudos, reiterando que o orçamento não passa de uma forma de "endividar a ilha".

Em contrapartida, o eleito Joel Spencer, do PAICV, defendeu que a aprovação do Orçamento de 2026 representa o "marco zero" de um "novo capítulo, um capítulo de transformação" para a ilha.

 

Afirmando que Boa Vista necessita de um “choque de investimentos”, descre ainda o orçamento como "atrevido, consciente” e essencial para a ilha, focado na população e nas suas necessidades.

Joel Spencer afirmou ainda que o orçamento vai garantir a execução de “grandes projetos”, como a requalificação da Orla Marítima, a Drenagem e Saneamento em Sal-Rei, a Habitação Social, e a construção de infraestruturas como o Matadouro Municipal e a Praça Comercial.

De referir que o Orçamento de 2026 irá financiar o Plano de Actividades para 2026, aprovado na mesma sessão, com 12 votos a favor do PAICV e cinco votos contra do MpD. O plano valida a agenda de gestão para o próximo ano que inclui a implementação da Polícia Municipal, a construção da Pocilga Municipal e a abertura da Casa de Acolhimento de Vítimas de VBG.

MGL/JMV

Inforpress/Fim.

Partilhar