Boa Vista: Oficina de Hip Hop sobre ODS marca encerramento de actividades da Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude 2025

Inicio | Cultura
Boa Vista: Oficina de Hip Hop sobre ODS marca encerramento de actividades da Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude 2025
12/12/25 - 03:57 pm

Sal Rei, 12 Dez (Inforpress) – A cidade de Sal Rei acolhe, a partir de hoje, a Oficina de Hip Hop sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enquadrada nas actividades de encerramento do estatuto de Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude (CCCJ) 2025.

A formação, que terá início esta sexta-feira, 12 de Dezembro, às 15:00, no Espaço Jovem da ilha da Boa Vista, decorrerá até o dia 18 e insere-se na programação que culmina com a cerimónia final da CCCJ.

A iniciativa visa capacitar jovens artistas da ilha, e tem uma previsão de participação entre 10 e 20 talentos locais, utilizando a música e a cultura Hip Hop, com técnicas de rap, flow e narrativa artística, como ferramentas de educação, expressão e intervenção social. O objectivo central é promover activamente os 17 ODS.

A oficina será conduzida por figuras de referência da cultura Hip Hop e do activismo social em Cabo Verde, conferindo peso e credibilidade ao projecto como o rapper e activista Ga Dalomba, o rapper, psicólogo e empreendedor Batchart, o cantor e compositor Hélio Batalha, o sociólogo e activista Jorge Andrade, e o coordenador do projecto, marketeer, artista e participante no programa ODS em Nova Iorque, Alex Cabral. 

A programação engloba módulos sobre história e fundamentos socioculturais do Hip Hop, afrocentricidade, técnicas de escrita e performance, activismo social e uma introdução detalhada aos ODS. Os participantes deverão ainda produzir um Cipher oficial da Boa Vista.

A realização da Oficina de Hip Hop antecede o evento de encerramento do CCCJ, agendado para 18 de Dezembro, e a cerimónia final contará com um concerto de artistas locais e nacionais e, como legado concreto do CCCJ, e o acto de início do apetrechamento do Espaço Jovem de Rabil.

Segundo nota de imprensa, esta infra-estrutura reforça o compromisso do Governo, através do IDJ, em parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista, com as políticas públicas de juventude na ilha.

A iniciativa consolida um ano de dinâmicas, participação e desenvolvimento juvenil, destacando o entendimento de que a cultura urbana é uma forma de promover a participação activa e a mobilização da juventude em torno dos desafios sociais e ambientais do país.

MGL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar