
Mindelo, 13 Dez (Inforpress) – A Polícia Nacional (PN) em São Vicente informou hoje que decorre um processo de averiguações para esclarecer a verdade sobre um indivíduo que acusou agentes da PN de o terem alvejado na zona de Ribeira Bote.
Em comunicado, o Comando Regional da Polícia Nacional esclareceu que tal decisão surge na sequência de uma notícia transmitida pela Televisão de Cabo Verde (TCV), no jornal da tarde de 10 de Dezembro.
Nessa notícia, um indivíduo, identificado como Ravidson Renato Soares do Rosário, acusou a PN de o ter alvejado com disparo de arma de fogo na zona de Ribeira Bote, durante uma operação policial.
De acordo com o comando da PN, a operação na zona de Ribeira Bote foi realizada pela Polícia Judiciária (PJ), em conjunto com a Polícia Nacional, no dia 04 de Julho deste ano, por volta das 21:45.
Conforme a mesma fonte, a operação contou com a presença de um magistrado do Ministério Público, visando o cumprimento de dois mandados de busca, detenção e apreensão em residências de dois indivíduos, na zona de Ribeira Bote/Ilha de Madeira, indiciados pela prática do crime de tráfico de drogas.
“Imediatamente após o início da operação, os efectivos da Polícia Nacional e inspectores da Polícia Judiciária foram atacados com arremessos de pedras e garrafas por um grupo de indivíduos, entre homens, mulheres e adolescentes, que se encontravam posicionados numa rua próxima de uma residência alvo de busca”, lê-se no comunicado.
Conforme a PN, a “acção hostil e o nível de agressividade” desse grupo contra as forças de segurança foram aumentando à medida que o tempo passava, “pondo em causa a segurança e a integridade física dos agentes”, que, durante algum tempo, “limitaram-se a controlar a situação com advertências verbais, entretanto sempre desobedecidas por este grupo de indivíduos”.
“A dada altura, o nível de agressividade contra a equipa policial era tal que foi necessário efectuarem alguns disparos de advertência, visando a dispersão do grupo e o serenar dos ânimos”, informou.
A mesma fonte acrescentou que “o grupo manteve a hostilidade e agressividade contra a força policial, o que obrigou alguns elementos policiais a efectuarem disparos para se defenderem”.
De acordo com o Comando Regional da PN em São Vicente, em consequência das agressões contra a equipa policial, dois efectivos da PN sofreram ferimentos.
Esclareceu, no entanto, que, após o fim da operação e a saída da zona de Ribeira Bote, a Polícia Nacional recebeu informações de que um indivíduo do sexo masculino tinha dado entrado no banco de urgência do Hospital Baptista de Sousa com ferimentos provocados por arma de fogo.
“O referido indivíduo, que veio a ser identificado como Ravidson Renato Soares do Rosário, foi alvejado nos dois membros inferiores, tendo sido submetido a uma intervenção cirúrgica, mediante guia especial passada pela Polícia Nacional”, destacou a PN, informando que o caso foi comunicado ao Ministério Público.
A instituição adiantou ainda que foi mandado instaurar, internamente, um processo de averiguações, que corre os seus trâmites legais, visando apurar as circunstâncias do ocorrido e esclarecer a verdade dos factos.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar