Portugal: Associações e personalidades da comunidade cabo-verdiana homenageadas pelo Governo de Cabo Verde

Inicio | Cooperação
Portugal: Associações e personalidades da comunidade cabo-verdiana homenageadas pelo Governo de Cabo Verde
12/12/25 - 10:31 pm

Lisboa, 12 Dez (Inforpress) – O Governo de Cabo Verde homenageou hoje em Lisboa, 21 associações e personalidades da comunidade cabo-verdiana em Portugal, numa cerimónia presidida pela secretária de Estado das Comunidades, Vanuza Barbosa.

A iniciativa, realizada em parceria com a Organização Internacional de Quadros Cabo-verdianos da Diáspora, faz parte de uma das recomendações e sugestões do Congresso Internacional de Quadros Cabo-verdianos, realizado em Outro, na Cidade da Praia (Cabo Verde).

No evento, que teve lugar no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, foram homenageados a título póstumo oito personalidades e 13 personalidades que estão à frente das organizações cabo-verdianos em Portugal, com destaque para a presidente da Associação Nasce e Renasce, Eunice Correia, e presidente da Associação Girassol Solidário, Peter Mendes.

Na intervenção, a secretária de Estado das Comunidades, Vanuza Barbosa, que chegou a Portugal na quarta-feira,10, para uma visita de dez dias, manifestou a sua satisfação em participar neste evento que homenageia pessoas que foram fundamentais para o movimento associativo e consequentemente para a integração dos cabo-verdianos nesse país europeu.

Ou seja, continuou, que esta homenagem traz ao de cima o papel extraordinário levado a cabo por cabo-verdianos na diáspora portuguesa, que estiveram à frente de movimentos associativos.

É que, segundo a governante cabo-verdiana, foi graças a estes movimentos associativos que hoje há cabo-verdianos mais integrados, sobretudo na vida social, política e económica de Portugal, que considerou um “país irmão” e que tem andado de mãos dadas com Cabo Verde.

Na ocasião, notou que estes homenageados desbravaram caminhos que hoje permitiu que a nova geração tenha mais acesso e facilidade em alcançar patamares e objectivos que outrora foram muito mais difíceis de alcançar.

“Portanto, toda a nossa gratidão por terem feito este caminho por nós e pela nova geração”, disse, reafirmando que com este momento de “grande importância” o Governo está a concretizar um dos aspectos do seu programa que tem a ver com a valorização da diáspora.

A sessão, que foi antecedida de um momento musical com o artista Iemilson do Rosário, contou com ainda com intervenções da Conselheira da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, Elisângela Carvalho, da presidente da Organização Internacional de Quadros Cabo-verdianos da Diáspora, Maria Silva.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar