Santo Antão/Planalto Norte: Pais e encarregados de educação contra deslocação de alunos para cidade do Porto Novo

Inicio | Sociedade
Santo Antão/Planalto Norte: Pais e encarregados de educação contra deslocação de alunos para cidade do Porto Novo
11/09/25 - 02:11 pm

Porto Novo, 11 Set (Inforpress) – Pais e encarregados de educação no Planalto Norte, Santo Antão, mostraram-se hoje contra a decisão do Ministério da Educação de “obrigar os seus educandos” a fixar-se na cidade do Porto Novo, para frequentar as aulas.

O porta-voz dos pais e encarregados de educação, Maduino Lima, disse à Inforpress que os alunos da 5.ª e 6.ª classe do Planalto Norte têm sido obrigados a ir viver na cidade do Porto Novo para poder receber aulas, o que tem estado a criar constrangimentos a essas crianças, mas também aos próprios pais.

Essas crianças têm tido dificuldades de adaptação, facto que se reflecte “negativamente no seu desempenho escolar”, mas também os pais não conseguem deslocar-se com frequência à cidade do Porto Novo para o acompanhamento dos seus educandos, concretizou Maduino Lima.

“Queremos que os seus filhos frequentem as aulas no Planalto Norte. Exigimos que o Ministério da Educação coloque nesta zona professores preparados para orientar esses alunos”, sublinhou a fonte, para quem, além do problema de adaptação das crianças, os pais não têm condições financeiras para se deslocar à cidade do Porto Novo para acompanhar os seus educandos.

Contactado pela Inforpress, o delegado do Ministério da Educação, Leonildo Oliveira, mostrou-se surpreendido com a posição dos pais e encarregados de educação do Planalto Norte, informando que nunca foi confrontado com esta questão.

Este responsável explicou que se está perante um número “muito reduzido de alunos”, razão pela qual não faz sentido colocar professores no Planalto Norte para apenas dois ou quatro crianças, que têm a necessidade de estudar o francês e o inglês. 

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar