Cidade da Praia, 18 Set (Inforpress) – A Rede Cabo-Verdiana dos Defensores de Direitos Humanos (RECADDH) e a Associação das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia em Cabo Verde (AIASD-CV) firmaram hoje um protocolo de parceria para reforçar a promoção e proteção dos direitos humanos.
O protocolo ora assinado visa, segundo o presidente da Associação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Natalino Martins, sensibilizar e treinar a população sobre os seus direitos e deveres, com o objetivo de promover uma sociedade mais consciente e justa.
“É um passo muito importante para nós, enquanto Igreja Adventista do Sétimo Dia com a Rede Cabo-Verdiana dos Defensores de Direitos Humanos tendo em conta que quando unimos podemos fazer um trabalho melhor e alcançar mais pessoas”, afirmou o responsável, em declarações à imprensa.
A Igreja Adventista compromete-se a oferecer diversas formações para capacitar cidadãos a defenderem os direitos humanos e colaborarem para o bem-estar coletivo.
Para o presidente da RECADDH, Felisberto Moreira, esta parceria representa um compromisso com a dignidade humana, liberdade e justiça social.
“Sabemos que esta organização tem feito um trabalho meritório a nível de defesa e proteção dos direitos humanos. E nós, enquanto uma organização cuja missão principal é trabalhar para proteger direitos dos cidadãos, achamos que juntos podemos construir uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária”, disse.
Este responsável sublinhou a importância de se trabalhar em parceria com diversas organizações da sociedade civil, avançando que a RECADDH, que atua a nível nacional, está a expandir a sua rede de membros, com vista a capacitar a população e sensibilizá-la sobre os direitos humanos.
Segundo avançou, este protocolo prevê ações de capacitação e sensibilização para que a sociedade compreenda melhor os direitos humanos, além de apoio direto a famílias em situação de vulnerabilidade.
Também inclui o reforço da monitorização da situação dos defensores de direitos humanos em Cabo Verde, garantindo o cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais assumidos pelas instituições.
ET/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar