Mindelo, 18 Set (Inforpress) – O Centro de Emprego e Formação Profissional de São Vicente (CEFP-SV) formalizou hoje, no Mindelo, o arranque de 16 cursos que deverão capacitar gratuitamente 320 jovens em diversas áreas de serviço para aumentar a empregabilidade.
Uma informação avançada à Inforpress pelo director do CEFP-SV, César Fortes, que enalteceu o facto de São Vicente ser a ilha contemplada com mais formações em 2025, financiados pelo Fundo de Promoção do Emprego e da Formação.
Neste sentido, já na segunda-feira, 22, devem iniciar-se os 16 cursos em áreas como electricidade, padaria e pastelaria, estética, cabeleireiro, electromecânica, monitor de infância, operações básicas de cozinha e vários outros, para um total de 320 formandos.
“Para que possam ter melhor emprego e também dar empregabilidade para os outros, porque a ideia é criar empresas no futuro e criar emprego para outras pessoas também, esse é o propósito, capacitar os jovens”, considerou César Fortes..
Todas as formações, que, segundo a mesma fonte, foram seleccionadas de acordo com as necessidades do mercado de trabalho sanvicentino, vão ser disponibilizadas gratuitamente.
Daí, o apelo para que os jovens aproveitem essa oportunidade que está a ser dada pelo Governo, quem custeará todas as despesas da materialização das acções formativas, orçadas em cerca de 45 mil contos.
“É um grande investimento e então esperemos que os jovens aproveitem desta oportunidade”, ressaltou César Fortes, que incitou os jovens a “não ficarem para trás”.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar