Reitor da EU-Católica defende universidades como instâncias críticas perante desafios sociais

Inicio | Sociedade
Reitor da EU-Católica defende universidades como instâncias críticas perante desafios sociais
31/01/26 - 02:16 pm

Cidade da Praia, 31 Jan (Inforpress) - O reitor da Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EU-Católica) defendeu hoje, na Praia, que as instituições de ensino superior no país devem actuar como uma “instância crítica de reflexão” perante os desafios que afectam a sociedade cabo-verdiana.

O padre José Eduardo Afonso teceu estas considerações no âmbito da Jornada Académica sobre Género, Cidadania, Transformação e Justiça Social, promovida pela EU Católica, que decorre no auditório deste estabelecimento de ensino.

José Eduardo Afonso enfatizou que as universidades têm um papel que ultrapassa a mera transmissão de conhecimentos teóricos e técnicos, devendo comprometer-se com as problemáticas contemporâneas.

Segundo o responsável, o evento enquadra-se no plano de actividades da EU-Católica para este ano lectivo e visa, sobretudo, sensibilizar a comunidade académica e a sociedade civil para a Violência Baseada no Género (VBG).

“A Escola Universitária Católica, enquanto instituição cristã, tem o dever e obrigação de, de forma descomplexada, proporcionar momentos de debate e de confronto de ideias, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e humana, sobretudo para as vítimas de violência”, afirmou o reitor.

Na questão do género, lembrou que a igreja está assente nos princípios e valores do humanismo cristão e não a impede de abrir à sociedade, de promover debates e discutir ideias para construir juntos e proporcionar uma visão clara sobre esta temática que tem afectado a sociedade.

A jornada conta com a conferência intitulada “Violência de género e suas expressões socioculturais: Perspectivas antropológicas, educacionais e de direitos humanos”, proferida pela presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Marisa Carvalho, e pela investigadora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Carmelita Silva.

O programa inclui ainda uma mesa redonda multissetorial focada nas políticas públicas e dimensões éticas e religiosas no enfrentamento da violência e na protecção de mulheres, crianças e adolescentes.

O painel reúne especialistas como a presidente da CNDHC, Eurídice Mascarenhas, o psicólogo do ICCA, Nilson Mendes, e o director do Centro de Atendimento Psicológico (CAP), Jacob Vicente.

DG/CP

Inforpress/Fim

Partilhar