
Cidade da Praia, 31 Jan (Inforpress) – Um cidadão cabo-verdiano de 40 anos, proveniente da Alemanha, foi extraditado por ser indiciado da prática de vários crimes previstos na legislação penal cabo-verdiana, incluindo peculato, participação ilícita em negócios, falsificação de documentos e lavagem de capitais.
O anúncio foi feito hoje pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na sua página oficial, avançando que o processo foi conduzido no âmbito da cooperação judiciária internacional, através do Departamento Central de Cooperação e Direito Comparado, na qualidade de autoridade central em matéria de extradição.
O extraditado, que já se encontra em território nacional, foi detido pelas autoridades alemãs em cumprimento de uma notícia vermelha emitida pela Interpol, a pedido das autoridades judiciais cabo-verdianas.
Para a remoção do suspeito da Alemanha para Cabo Verde, a PGR contou com a colaboração do Gabinete Nacional da Interpol, que funciona junto da Polícia Judiciária.
A instituição adiantou ainda que o detido será apresentado nas próximas horas à autoridade judicial competente para o primeiro interrogatório e eventual aplicação de medidas de coacção.
O processo prossegue em fase de investigação no Departamento Central de Ação Penal da Procuradoria-Geral da República e encontra-se sujeito a segredo de justiça.
LT/CP
Inforpress/Fim
Partilhar