
Mindelo, 31 Jan (Inforpress) – A cidade do Mindelo acolhe hoje a estreia do filme “Menino do Mar”, de Júlio Silva, que retrata o naufrágio do Navio Vicente, mas sob a perspectiva da mãe que perdeu o filho neste acidente.
É desta forma que Júlio Silva, tal como avançou à Inforpress, decidiu contar a história do naufrágio do navio, que aconteceu ao largo da ilha do Fogo a 08 de Janeiro de 2015 e no qual faleceram 15 pessoas, sendo três passageiros e 12 tripulantes.
Entre os passageiros estava um pai e um filho de seis anos, sendo que o pai conseguiu sobreviver, mas viu o filho morrer-lhe nos braços após longas horas no mar.
Uma história que Júlio Silva disse ter ouvido pela boca do próprio progenitor, em São Vicente, e que o incentivou a contar através de filme, sem focar na história do naufrágio em si, mas sim na dor da mãe que perdeu o filho nessas circunstâncias.
“O filme é dedicado à essa mãe, que, tal como o pai, me contou a história entre lágrimas, de uma dor que até hoje está viva”, explicou o cineasta moçambicano, que se apaixonou por Cabo Verde.
Através de outros comentários e observações, o realizador começou a escrever o drama, com “um bocado de ficção”, que foi rodado nos mares de São Vicente, Praia e Fogo, mas passando pelas outras ilhas do trajecto feito pelo navio Vicente na noite do acidente.
“Quis fazer essa viagem, saindo de São Vicente, passando pelo Sal, Praia e Fogo para sentir o que as pessoas tinham sentido, e o mais interessante é que encontrei nessa viagem uma moça que trabalhava no navio e esteve no acidente, mas ainda continua a trabalhar no mar e me contou também a sua versão”, explicou.
Contributos, que, segundo a mesma fonte, serviram para incrementar o filme, de uma hora de duração, e cujas filmagens aconteceram durante dois anos e com elenco de cerca de 20 actores, todos cabo-verdianos.
A estreia acontece hoje, no Auditório Onésimo Silveira, da Universidade do Mindelo, num evento no qual vão ser atribuídos diplomas aos actores que enfrentaram o mar durante as filmagens e terá discussões à volta da recente produção e de outras de Júlio Silva.
Uma exibição que também se enquadra na mostra de filmes que a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) realiza hoje em São Vicente, e em Santo Antão, a partir de segunda-feira, 02 de Fevereiro, até quarta-feira, 04.
A ACACV, conforme nota enviada à Inforpress, explicou que a mostra de filmes nestas duas ilhas conta com o patrocínio da Presidência da República e terá como destaque a exibição do filme “Menino do Mar”, com a presença de Júlio Silva, que já se encontra em São Vicente.
O autor assegurou ainda à Inforpress que já estão agendadas apresentação desta longa metragem na cidade da Praia, Sal e Fogo e ainda na diáspora cabo-verdiana, em países como Luxemburgo, Alemanha, Holanda e Inglaterra, que “estão ávidos para ver o filme do acidente que marcou todos os cabo-verdianos”.
Júlio Silva já realizou vários filmes africanos, tanto na sua terra natal, Moçambique, como em Cabo Verde.
Já ganhou vários prémios em festivais internacionais, nomeadamente em Portugal, Brasil e Angola.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar