São Filipe, 13 Ago (Inforpress) – O projecto Zé Luís Solidário, em parceria com a Casa das Bandeiras, no município de São Filipe, está a mobilizar a sociedade civil para ajudar as famílias afectadas pelas fortes chuvas que atingiram São Vicente na segunda-feira.
Diante dos estragos provocados pelas fortes chuvas, incluindo a perda de vidas humanas, a Casa das Bandeiras está aberta das 08:00 às 17:00 para receber donativos para ajudar as famílias afectadas.
Segundo Carla Fernandes, responsável pela Casa das Bandeiras e ponto focal do projecto Zé Luís Solidário, estão a ser recebidos diversos tipos de donativos, incluindo vestuário, calçado, géneros alimentícios, produtos de higiene, toalhas, lençóis, além de apoio monetário.
“Estamos abertos das 08:00 às 17:00 para receber todo o tipo de apoio que as pessoas entenderem ser necessário e adequado para acudir estas famílias”, destacou.
Alguns donativos chegam acondicionados em bidões e maletas já fechadas, enquanto outros estão a ser organizados pela equipa local para posterior envio.
Carla Fernandes informou ainda que representantes do projecto estão no terreno a recolher doações, mas que há dificuldades logísticas.
“Temos pessoas com donativos, mas sem meios para os transportar até à Casa das Bandeiras. O maior desafio é garantir o transporte destes apoios até à Casa das Bandeiras”, disse.
O envio dos materiais ainda não tem data definida, estando a organização a aguardar a próxima viagem de barco com destino a São Vicente para proceder ao encaminhamento dos donativos.
Além desta acção, a Associação Projeto Vitó também está a preparar um donativo para as famílias afectadas pelas chuvas do dia 11 de Agosto.
A associação disponibilizou um ponto de entrega no seu escritório em São Filipe, onde está a receber doações como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas, sapatos, lençóis e cobertores e a associação agradece a todos que têm demonstrado solidariedade neste momento difícil para com a ilha de São Vicente.
As iniciativas reforçam o espírito comunitário e a importância da solidariedade para com os que mais precisam, especialmente em momentos de calamidade porque passa São Vicente.
Na sequência da tragédia que a ilha de São Vicente vive, o município dos Mosteiros cancelou todas as actividades referentes à edição 2025 das festas do Dia do Município, decisão que foi "muito aplaudida” pelos mosteirenses e inclusive pelos proprietários dos cavalos que já se encontravam nos Mosteiros.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar