Portugal: Participação de Cabo Verde na Feira de Gastronomia nos Açores com balanço “positivo”

Inicio | Cooperação
Portugal: Participação de Cabo Verde na Feira de Gastronomia nos Açores com balanço “positivo”
13/08/25 - 03:55 pm

Lisboa, 13 Ago (Inforpress) – A comitiva cabo-verdiana fez hoje um balanço “positivo” da participação de Cabo Verde na Feira de Gastronomia do Atlântico, no município açoriano da Praia da Vitoria (Portugal), sublinhando que a mesma, permitiu divulgar os sabores e produtos nacionais.

Em declarações à Inforpress, a representante da delegação da Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo (CCIAH) em Cabo Verde, Elizandra Barbosa, afirmou que esta primeira presença do arquipélago no evento, que decorreu de 01 a 11 deste mês, evidenciou a sinergia estratégica entre a gastronomia, a promoção do turismo e de negócios.

Verificou-se muito interesse dos açorianos em visitarem Cabo Verde ou conhecer outras ilhas para além das ilhas turísticas, Sal e Boa Vista, quando perceberam o potencial cultural e a comida natural e saudável de Cabo Verde.

Destacou igualmente o interesse das empresas da ilha Terceira em importar produtos cabo-verdianos como vinhos de Chã e café do Fogo, grogue Kulunban, sumos de calabaceira, doces de papaia e panos de terra.

Elizandra Barbosa avançou ainda que a empresa açoriana de Equipamentos para Hotelaria e Comércio Alimentar (Equipaçor), também vai apoiar na montagem de dois restaurantes na cidade da Praia.

Na ocasião, notou que esta feira é reconhecida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória como um atractivo turístico de enorme relevância e o seu impacto económico directo nos sectores da hotelaria e restauração do concelho.

“A sua posição como ‘ex-libris e pilar das Festas da Praia da Vitória indica que o evento é estrategicamente aproveitado para promover a cultura local, atrair turismo e fomentar parcerias internacionais, contribuindo para os objectivos de desenvolvimento regional mais amplos”, acrescentou.

Daí, defendeu que as autarquias cabo-verdianas podem encontrar nas Festas da Praia da Vitória um modelo inteligente de gestão de eventos.

É que, segundo ele, enquanto os municípios de Cabo Verde gastam valores equivalentes em festivais de música de dois a três dias – com pouco ou nenhum impacto económico duradouro –, as Festas da Praia da Vitória demonstram como o investimento público pode ser mais estratégico.

Nesse sentido, disse acreditar que a recente geminação entre os municípios da Praia e da Praia da Vitória (Portugal) abrirá caminho para uma valiosa transferência de conhecimento.

O Festival da Gamboa, em particular, pode aproveitar esta parceria para aprender com a experiência da Praia da Vitória, garantindo que o dinheiro público seja aplicado de forma a gerar maiores benefícios para a população local e a promover de forma mais eficaz a imagem do município, segundo a entrevistada da Inforpress.

O espaço de restauração, denominado “Restaurante Cabo Verde”, recheados de sabores típicos, de entre vários, cachupa rica, feijoada com xerém e bife de atum fresco com cebolada foi um dos mais concorridos.

Esse “stand” foi resultado da colaboração entre a Escola Profissional da Praia da Vitória (EPPV), a Câmara Municipal da Praia da Vitória, a CCIAH, o Consulado de Cabo Verde nos Açores, a Associação FraterUne e a Equipaçor.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar