Nova Sintra, 13 Ago (Inforpress) – A médica cardiologista Doreen Faria, residente nos Estado Unidos da América, informou hoje que a equipa concluiu o atendimento na Brava com uma boa adesão, sendo que foram atendidos 107 pacientes entre crianças e adultos.
Em declarações à comunicação social, a médica, que esteve a fazer o rastreio da doença reumática cardíaca, fez um balanço positivo desta missão, mas afirmou que a ilha necessita de muita ajuda em termos de saúde.
“Foram atendidas 22 crianças e 85 adultos, onde encontramos muita insuficiência cardíaca, problemas de atenção e entre outros”, disse.
De acordo com a mesma fonte, a missão já tinha sido realizada em outras ilhas de Cabo Verde, mas na Brava é a primeira vez, no entanto, prometeu que a equipa pretende voltar para mais consulta, em Abril do próximo ano.
Por sua vez, a enfermeira responsável da Delegacia de Saúde da Brava, Patrícia Recheado mostrou-se grata pela cooperação com os especialistas dos EUA, ressaltando que a ilha e os utentes também agradecem.
“Esperamos que estes especialistas possam voltar futuramente, porque não conseguimos atingir um bom número com as crianças, sendo que estes estão de férias e na escola estariam reunidos e seria melhor para consultarem”, concluiu.
A missão médica reforça a parceria entre o Ministério da Saúde de Cabo Verde e a diáspora médica cabo-verdiana, com foco no fortalecimento do sistema de saúde e na promoção da medicina preventiva junto das comunidades mais vulneráveis.
DM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar