Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) - O Ministério da Educação anunciou hoje um aumento de 737 no número de bolsas de estudo atribuídas nos últimos oito anos, garantindo que os concursos, tanto a nível nacional como internacional, têm funcionado com normalidade.
Em nota divulgada, o Governo avançou que no ano lectivo de 2017/2018 foram disponibilizados 679, um número que ascendeu para 1.416 em 2024/2025, impulsionado pela crescente procura por formação profissional.
O Programa de Bolsas de Estudo beneficia actualmente 3.560 estudantes do ensino superior, a frequentar as universidades nacionais e estrangeiras, especialmente em Portugal e no Brasil.
Segundo o Governo, têm sido introduzidas melhorias significativas nos regulamentos de atribuição, sendo que anualmente são investidos 530 mil contos na formação superior dos estudantes através da verba inscrita no orçamento da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE)
No ano lectivo 2024/2025, foram disponibilizadas 1.300 novas bolsas para formação superior no país, frisando que o concurso nacional para atribuição destas bolsas contempla também os estudantes da diáspora.
Quanto à formação superior no exterior, foram disponibilizadas 90 novas bolsas de estudos, sendo 60 para Portugal e 30 para o Brasil.
O Ministério da Educação indicou ainda que no âmbito do Programa Bolsas de Estudos, têm sido contemplados estudantes cabo-verdianos com subsídios em Marrocos, Senegal e Rússia, com o objectivo de garantir o acesso ao ensino.
O número de beneficiários no sistema manteve-se praticamente constante ao longo dos anos, acrescentou a tutela.
LT/CP
Inforpress/Fim
Partilhar