Luanda, 22 Jul (Inforpress) – A Agência das Nações Unidas para o Turismo (ONU Turismo) instou hoje os países africanos a harmonizarem políticas de vistos para facilitar a conectividade aérea continental, observando que procedimentos difíceis e taxas excessivas são barreiras a investimentos.
“A facilidade de vistos é essencial, não apenas para facilitar viagens de turismo, mas também para negócios, investimentos, trocas culturais e integração regional. Encorajamos os governos [africanos] a trabalharem juntos para harmonizar políticas de vistos e tornar mais competitivo”, disse a diretora regional da ONU Turismo para África, Elcia Grandcourt.
A responsável, que falava numa sessão de trabalho enquadrada da 2.ª Conferência Ministerial da ONU Turismo e a ICAO sobre Turismo e Transportes Aéreos em África, em Luanda, afirmou que parcerias entre governos e parceiros de investimentos “devem abordar os desafios de conectividade de África e segurança, mas também promover investimentos em turismo, infraestruturas de transportes”.
“Estas alianças são essenciais para desbloquear novas oportunidades para o investimento económico dos países, na medida em que crescermos devemos também enfrentar os desafios persistentes que limitam o transporte e o desenvolvimento económico, os vistos, procedimentos difíceis e taxas excessivas sobre as tarifas aéreas que se tornam barreiras significantes para investimentos”, assinalou.
Elcia Grandcourt destacou as medidas implementadas pelo Governo angolano para o desenvolvimento do setor do turismo, como a isenção de vistos de turismo a 98 países, e a inauguração do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, como “um marco que posiciona Angola como um centro regional para o transporte aéreo e turismo”.
A diretora regional da ONU Turismo para África saudou também a expansão da TAAG (transportadora aérea angolana) “que melhora a conectividade na África e além”, um progresso, assinalou, que “indica a necessidade de se acelerar a implementação do Mercado Único da África e também desbloquear o potencial de África quanto ao turismo e o transporte”.
Afirmou ainda que a primeira conferência ministerial sobre turismo e transporte aéreo em África, que decorreu em 2019, em Cabo Verde, criou as bases para aliar o turismo e o desenvolvimento dos transportes, referindo que o setor atualmente demonstra resiliência.
“O setor atual de África demonstra resiliência e crescimento e de acordo com os dados atuais chegadas internacionais aumentaram 9% no primeiro trimestre de 2025 (…). Este progresso é encorajador, mas também nos desafia a certificar que o crescimento seja sustentável, inclusivo e conduzido por políticas sólidas e parcerias”, sinalizou ainda.
Esta conferência ministerial que decorre na capital angolana, entre 22 e 24 de julho, promovida pela ONU Turismo e a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla inglesa), congrega líderes governamentais do continente africano, operadores do setor aéreo e turístico e empresários.
Inforpress/Lusa
Fim
Partilhar