Ver Noticias

Ilha do Sal: Colégio Letrinhas lança “Bloco Direitos Humanos” no âmbito do projecto direitos e deveres das crianças

Basquetebol/Santiago Sul: Prédio e ABC fazem este sábado o segundo jogo final em sénior masculino

Porto Novo: Estrada para Dominguinhas entre as preocupações constatadas pelos deputados do MpD

Situação da dengue em Cabo Verde é estável, mas preocupa as autoridades com o aproximar da época das chuvas

Dia Mundial da Criança: Actividades comemorativas iniciaram-se hoje nas escolas e nos jardins-de-infância

Porto Novo: Estrada para Dominguinhas entre as preocupações constatadas pelos deputados do MpD

Porto Novo, 31 Mai (Inforpress) – Os deputados do MpD (poder), eleitos por Santo Antão, terminaram hoje uma visita de quatro dias ao município do Porto Novo, durante a qual foram confrontados com problemas que se prendem, sobretudo, com o desencravamento das localidades.
 
O porta-voz dos deputados, Jaqueline Mota, disse à imprensa que, em termos de desencravamento de localidades, os parlamentares foram confrontados, designadamente, com a necessidade de construção da estrada de acesso a Dominguinhas, em Alto Mira.
 
O reforço do fornecimento de água para a agricultura em Casa de Meio e a necessidade de se proceder à visita de médicos à aldeia de Monte Trigo foram outras preocupações constatadas pelos eleitos nacionais do MpD durante a visita.  
 
Jaqueline Mota disse que a visita permitiu ainda aos deputados do MpD inteirar-se do andamento dos investimentos públicos no concelho do Porto Novo e conhecerem os projectos em carteira.
 
A deputada referiu-se ao centro de saúde da Ribeira das Patas, cujo contrato de execução já foi firmado entre o Governo e o empreiteiro e falou ainda dos projectos que vão arrancar “brevemente”, quais sejam, o polidesportivo coberto, a asfaltagem da cidade do Porto Novo e as estradas de acesso à Ribeira Fria e Ribeira dos Bodes.
 
Durante a visita, os parlamentares do MpD abordaram ainda com as autoridades locais as acções sociais que têm sido levadas a cabo no município em prol das famílias carenciadas, com destaque para o Rendimento Social de Inclusão, medida que abrangeu 1.700 famílias, num investimento de 800 mil contos, explicou.
 
A nível de habitação social, 1.700 famílias foram também contempladas pela edilidade porto-novense, representando um investimento de 285 mil contos, avançou a deputada.
 
O centro de expurgo em construção, o projecto de abastecimento de água aos criadores na Ribeira Brava e a requalificação da zona balnear de Curraletes foram alguns dos projectos visitados pelos eleitos nacionais do MpD.
JM/JMV
Inforpress/Fim  

Ler mais

Maio: Vila da Calheta e a região centro-norte da ilha ganham uma nova máquina de gelo

Porto Inglês, 31 Mai (Inforpress) -Os pescadores e peixeiras da vila da Calheta e da zona norte vão contar a partir deste sábado com uma nova máquina de gelo para a conservação dos seus pescados.

A nova máquina que foi instalada no mercado municipal da vila da Calheta tem como propósito auxiliar a comunidade piscatória da zona centro e norte da ilha na dinamização deste sector, com forte expressão económica.
O referido equipamento tem a capacidade de produzir cerca de 500 quilos de gelo por dia.

De referir que o mercado da Calheta recebeu obras de modernização, como pintura geral do espaço, remodelação de pavimento, instalação de painel solar, instalação de eletrobomba, bem como colocação de novo reservatório, com vista a albergar este equipamento de frio.

Com estas intervenções, o mercado da vila da Calheta reúne as condições mais aprazíveis para os pescadores e peixeiras daquela região e de toda a ilha.

A instalação da nova máquina de gelo e as intervenções no mercado da vila da Calheta contaram com o financiamento da FAO, mobilizado através do Ministério do Mar.

O acto da inauguração vai ser presidido pelo edil Miguel Rosa e contará com a presença de uma representante da FAO.
 
WN/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Ilha do Sal: Colégio Letrinhas lança “Bloco Direitos Humanos” no âmbito do projecto direitos e deveres das crianças

Espargos, 31 Mai (Inforpress)- O Colégio Letrinhas na ilha do Sal lançou hoje a primeira edição do “Bloco de Notas Direitos Humanos”, enquadrado no projecto direitos e deveres das crianças e uma forma de comemorar o Dia Internacional das Crianças, celebrado a 01 de Junho.

De acordo com a administradora do colégio, Sílvia Sousa, o projecto, que é um bloco de notas, surgiu no segundo trimestre com o fórum democracia que deu início a “esta reflexão” a propósito dos direitos e deveres das crianças.

A mesma explicou que na altura, a Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) fez uma intervenção, que levou o colégio a “sentir-se desafiado em fazer algo que pudesse depois ser repassado aos pais” de forma a sensibilizar toda a comunidade.

“Hoje em dia fala-se muito de direitos e durante o fórum da democracia falou-se exactamente isso, que os nossos meninos quando nasceram encontraram a democracia e uma série de direitos requeridos, no entanto é necessário perceber que o direito só existe quando o direito do outro é respeitado”, explicou.

Sílvia Sousa sublinhou que “a liberdade existe, mas é necessário respeitar a liberdade do outro”, por isso que é “fundamental” o dever.

O projeto foi desenvolvido completamente pelos alunos do pré-escolar, dos quatro aos cinco anos de idade, os quais são eles próprios a darem o rosto ao bloco de notas, com ilustração de um direito de uma forma simplificada.

O lançamento do bloco é também uma das atividades que o colégio preparou para assinalar o Dia Mundial da Criança neste sábado, 01 de Junho.

“Nós achamos que o bloco de notas, nesta véspera do Dia Mundial da Criança, seria extremamente a propósito de comemorar este dia. A ideia de ser um bloco de notas é exactamente para que seja revisitado todos os dias e em todos os momentos, ou seja, cada vez que se revisita o bloco, estamos a reflectir sobre os direitos humanos”, continuou a administradora.

A responsável sublinhou ainda que “todos os projectos do colégio” tem por base o desenvolvimento das crianças e o aprendizado contextualizado, bem como a participação activa nas actividades e assuntos importantes da sociedade.

NA/JMV
Inforpress/Fim 

Ler mais

Santa Cruz: Gala final "Tudu Kriansa Kanta" acontece este sábado com oito finalistas

Pedra Badejo, 31 Mai (Inforpress) – A gala final do concurso “Tudu Kriansa Kanta”, em Santa Cruz, acontece este sábado, 01 de Junho (Dia Mundial da Criança), com oito finalistas, na praça da câmara municipal, sob o lema “nôs mininus, nôs orgulho”.

Em declarações à Inforpress, o director da Cultura da autarquia, Lázaro Semedo, explicou que o concurso que já vai na sua 13ª edição já tem o seu espaço “conquistado” no município e em Santiago Norte, facto confirmado pelo feedback que tem recebido.

Nesta edição, sublinhou que vão participar oito crianças, mas que inicialmente contaram com mais de 300 crianças inscritas, foi realizado o casting e selecionadas 48 que participaram nas eliminatórias até chegar à final que será disputada este sábado.

Esta edição contou com sete sessões e as crianças que chegaram à fase final são crianças do 5º ao 8º anos de escolaridade.

Lázaro Semedo destacou a importância de eventos do tipo, ressaltando que o município é um município de talentos em diversas áreas e que foi através de actividades do tipo que já foram descobertos alguns talentos entre eles a Élida Almeida e tantos outros.

Neste sentido, enalteceu o papel dos pais e dos parceiros que têm sido empenhados na realização dessa actividade, que vai permitir também às crianças do município festejarem o seu dia de uma forma diferente, com várias actividades na praça.

Ainda nos municípios da região Santiago Norte, o município do Tarrafal já vai na sua quarta edição do concurso musical infantil “The Voice Kids”, e este sábado, 01, vai ser realizada a final com a participação de sete concorrentes.

MC/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Basquetebol/Santiago Sul: Prédio e ABC fazem este sábado o segundo jogo final em sénior masculino

Cidade da Praia, 31 Mai (Inforpress) – As equipas do Prédio e do ABC fazem este sábado no pavilhão Vavá Duarte o segundo jogo final do campeonato regional de basquetebol de Santiago Sul, em sénior masculino, referente à época 2023-2024

"Os "abcdários" partem em vantagem na serie, a ser disputada no sistema de a melhor de sete jogo, uma vez que venceram o primeiro jogo, realizado na quarta-feira,22, por 64 -61. "

Nas meias-finais, a formação de Achada Santo António [Prédio] eliminou o Bairro, enquanto que o ABC deixou pelo caminho o Revolution.

O regional de Santiago Sul época 2023/2024, que contou com nove equipas, marca o regresso da histórica formação do Bairro e as estreias das equipas Veteranos, São Filipe e Achadinha.

A primeira fase foi disputada no sistema de todos contra todos, a duas voltas, e transitaram para a fase do play-off as quatro melhores classificadas.

Conforme o regulamento da competição, o primeiro classificado da fase regular (Prédio) joga com o quarto (Bairro), e segundo (ABC) defronta o terceiro classificado (Revolution).

Na classificação final da fase preliminar o Prédio liderou com 46 pontos, seguido de ABC, como os mesmos pontos, Revolution (38), Bairro (34), Veteranos (32), São Filipe (30), Guardiões (26), Achadinha (18) e Maracanã (desclassificado).

OM/JMV
Inforpress/Fim 

Ler mais

São Vicente recebe workshop sobre o Plano de Gestão Ambiental e Social da Enapor

Mindelo, 31 Mai (Inforpress)- A Enapor realiza na terça-feira, 04, no Mindelo, o workshop sobre o Plano de Gestão Ambiental e Social dos Portos de Cabo Verde, cujo objetivo é garantir a sustentabilidade, preservação ambiental e integração social adequada nas operações portuárias.

De acordo com nota da empresa enviada à Inforpress, o workshop, que deverá acontecer na sala de conferências da Câmara de Comércio de Barlavento, tem como finalidade apresentar às partes interessadas o trabalho já desenvolvido, bem como receber os inputs necessários e relevantes, de modo a obter um plano de gestão ambiental e social que contribua para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.

“O referido plano conta com um dossier robusto que permitirá à empresa implementar acções ambientais e sociais com a meta de alcançar os objectivos traçados para os próximos três anos”, destaca a mesma nota.

Conforme a Enapor, os portos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento económico de Cabo Verde, actuando como elos vitais para o comércio e a logística do País, pelo que se o seu crescimento e operação não forem devidamente acautelados e geridos podem causar danos relevantes no ambiente e nas comunidades locais.

O workshop de apresentação e para recolha de subsídios do Plano de Gestão Ambiental e Social dos Portos de Cabo Verde será apresentado também na cidade da Praia, no próximo dia 07 de Junho.

CD/JMV
 
Inforpress/Fim

Ler mais

Alunos da escola básica de Ponta D`Água beneficiam de donativos no âmbito da campanha “Juntos por Sorrisos”

Cidade da Praia, 31 Mai (Inforpress) – Os alunos da Escola Básica Obrigatória (EBO) de Ponta D`Água beneficiaram hoje de vários donativos, como livros, roupas, brinquedos e materiais escolares, no âmbito da campanha “Juntos por Sorriso”, lançada pela consulesa honorária de Cabo Verde na Madeira.

A acção solidária lançada por Susana Gramilho, em parceria com a Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira escolheu a Cruz Vermelha de Cabo Verde como a receptora dos bens, encarregando-se de todo o processo de contacto para a devida distribuição.

Neste sentido, a escola de Ponta D` Água foi uma das beneficiárias, cuja entrega dos donativos foi feita hoje,

beneficiando 1300 alunos dos seis aos 14 anos de idade, no momento em que realizavam actividades celebrativas ao Dia Mundial das Crianças.

Em entrevista à imprensa, a consulesa honorária de Cabo Verde na Madeira explicou que esta acção deve-se ao facto de ter grande ligação por Cabo Verde, além de também traduzir a sua grande ligação com as crianças, uma vez que é professora do primeiro ciclo.

Segundo afirmou, a intenção é igualmente assinalar o Dia Mundial da Criança através da campanha “Juntos por Sorrisos”, como forma de promover sorrisos nas crianças de Cabo Verde.

“A nossa recolha foi essencialmente de brinquedos, algumas roupas, material escolar, e livros, porque como professora acho que os livros devem fazer parte do dia-a-dia das nossas crianças, pois ensina-as muitas coisas", disse.
Para o Dia Internacional das Crianças apelou a todos a terem atenção e cuidado no tratamento das mesmas, argumentando que elas são os homens do amanhã.

O presidente do conselho local da Cruz Vermelha de Cabo Verde, Celestino Afonso, por sua vez, reforçou que o que se pretende com essas acções é proporcionar aos mais pequenos mais um momento de alegria, juntando útil ao agradável, nas comemorações do Dia Mundial da Criança.

Avançou que 1.150 alunos da Escola do Ensino Básico Júlia da Costa, em Achada de São Filipe, serão os próximos beneficiários, cuja entrega dos donativos acontece este sábado, 01 de Junho, além de que serão também beneficiados com esta campanha 73 crianças do Jardim Infantil da Cruz Vermelha na Praia.
ET/JMV
Inforpress/Fim 

Ler mais

Presidente do Senegal considera reversível rotura de países do Sahel com CEDEAO

Bamaco, 31 Mai (Inforpress) - O novo Presidente do Senegal considerou hoje possível a reconciliação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) com os três países do Sahel que romperam com o grupo, sob a liderança de juntas militares.

Bassirou Diomaye Faye, que tomou posse em abril, visitou hoje o vizinho Mali antes de seguir para o Burkina Faso, na sua primeira visita aos dois Estados que, juntamente com o Níger, anunciaram em janeiro a sua saída da CEDEAO, acusando-a de ser subserviente à antiga potência colonial, a França, e de não os apoiar o suficiente contra o terrorismo ‘jihadista’.

Os três países formaram a Aliança dos Estados do Sahel (AES) e anunciaram a fundação de uma força conjunta para lutar contra o terrorismo.

Faye disse que conversou longamente sobre a CEDEAO com o chefe da junta militar maliana, o coronel Assimi Goïta, e que a sua posição, "embora rígida, não é totalmente inflexível", disse à imprensa ao lado do seu anfitrião.

A CEDEAO é "muito mal dirigida", mas "não devemos resignar-nos e dizer que já não podemos fazer nada. Há dificuldades, temos de falar uns com os outros, compreendê-las, e a partir do nível de compreensão e das diferenças de posição, ver o que é possível construir a partir da base que existe", afirmou.

Faye disse que quer trazer esses três países de volta à organização regional, da qual fazem parte os lusófonos Cabo Verde e Guiné-Bissau, mas que não foi a Bamako como um mediador nem “mandatado por nenhum órgão da CEDEAO".

O novo Presidente do Senegal defende o pan-africanismo e a soberania, palavras de ordem dos regimes militares que tomaram o poder em sucessivos golpes de Estado no Mali, Burkina Faso e Níger desde 2020.

O Senegal partilha centenas de quilómetros de fronteira com o Mali e mantém importantes relações comerciais e humanas com este país. A situação de segurança no Mali e no Sahel e o risco de propagação ao Senegal, reconhecido pela sua estabilidade, são desde há muito uma grande preocupação em Dacar.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens