Desporto


13-05-2024 11:06

Cidade da Praia, 13 Mai (Inforpress) – Prédio - Bairro e ABC - Revolutions são os jogos dos play-off de acesso à final (meias-finais) do campeonato regional de basquetebol em Santiago Sul, em sénior masculino, definiu a classificação da fase preliminar da competição.

Conforme o regulamento da competição, o primeiro classificado da fase regular (Prédio) joga com o quarto (Bairro), e segundo (ABC) defronta o terceiro classificado (Revolution).

As meias-finais, cujo arranque está agendado para quarta-feira, 15, no pavilhão Vavá Duarte na Cidade da Praia, são disputadas no sistema de melhor de cinco jogos, enquanto que a final no melhor de sete partidas.

O regional de Santiago Sul época 2023/2024, que contou com nove equipas, marca o regresso da histórica formação do Bairro e as estreias dos Veteranos, São Filipe e Achadinha.

A primeira fase foi disputada no sistema de todos contra todos, a duas voltas, e transitaram para a fase dos play-off as quatro melhores classificadas.

Na classificação final, Prédio liderou com 46 pontos, seguido de ABC, como os mesmos pontos, Revolutions (38 pontos), Bairro (34 pontos), Veteranos (32 pontos), São Filipe (30 pontos), Guardiões (26 pontos), Achadinha (18 pontos) e Maracanã (desclassificado).

OM/ZS

Inforpress/Fim

13-05-2024 10:47

Cidade da Praia, 13 Mai. (Inforpress) - Os campeões em título de Santiago Sul em andebol sénior masculino do Girassol da Várzea venceram este final-de-semana a equipa dos Garridos no segundo jogo dos play-off disputado no pavilhão desportivo Vává Duarte e qualificam-se à final.

Com a conjugação de resultados (2-0), com pleno nos dois primeiros de três jogos programados, a equipa da Escola de Andebol Girassol vai à final disputar os detentores do título de Cabo Verde do ASA Stars, de Achada de Santo António, que deixou pelo caminho o Paiol, também com a soma de 2-0 nos dois primeiros jogos.

O Girassol procura a revalidação do título de Santiago Sul, ao passo que o ASA Stars quer recuperar o título regional perdido no ano transacto pela sua “rival” da actualidade para se juntar ao título nacional que ainda conserva.

A primeira fase, que foi disputada a duas voltas, contou com a participação de seis equipas e os quatro primeiros classificados transitaram para os “play-off’ (meias-finais) de acesso à final.

SR/ZS

Inforpress/Fim

13-05-2024 10:31

Cidade da Praia, 13 Mai. (Inforpress) - O fundista internacional cabo-verdiano da Emicela Team Cabo Verde Milly Brito conquistou este final-de-semana a medalha de bronze de trail da maratona de elite da Transvulcania’2024, realizada em La Palma, nas Ilhas Canárias.

Milly Brito, atleta de São Nicolau, fez o percurso em 03 horas, 48 minutos e 50 segundos, tendo sido suplantado pelos espanhóis Francisco José Anguita Bayo (03:44:25) e Peter Frano (03:48:08).

Já o outro atleta crioulo nessa prova, Walter Araújo, também internacional cabo-verdiano da Emicela Team Cabo Verde, terminou a prova num “honroso” sétimo lugar com o tempo de 03 horas, 56 minutos e 48 segundos.

A Transvulcania 2024, que se realiza em Santa Cruz de La Palma, de acordo com a programação, vai ser disputada nas distâncias da ultramaratona, maratona e meia maratona e quilómetro vertical e prevê-se a participação dos melhores especialistas da modalidade.

Transvulcania é um evento desportivo marcadamente competitivo a nível nacional e internacional e com a possibilidade de ampla participação em diferentes níveis de competição, esforço e motivação em que os concorrentes competem nas diferentes trilhas na Ilha de La Palma.

SR/ZS

Inforpress/Fim

13-05-2024 9:00

São Filipe, 13 Mai (Inforpress) – A equipa de Luzabril, do interior sul do município de São Filipe, está de regresso ao primeiro escalão depois de 12 anos no escalão inferior.

A formação de Luzabril, que dependia apenas de si para conquistar a segunda vaga que dá acesso ao primeiro escalão na próxima época futebolística, goleou no domingo o Parque Real do município de Santa Catarina por 6-0, classificando assim na segunda posição.

Com esta vitória, Luzabril junta-se à formação de União Futebol Clube de São Lourenço que no passado dia 08 sagrou-se campeã regional do segundo escalão e está de regresso ao escalão principal oito anos após a sua despromoção.

Assim, o campeonato regional do primeiro escalão da temporada 2024/25 vai contar com dez equipas, sendo oito do município de São Filipe e duas dos Mosteiros, enquanto o município de Santa Catarina não terá qualquer representação no primeiro escalão pela segunda época consecutiva.

Das oito equipas de São Filipe, duas são do interior norte (Juventus de Curral Grande e União Futebol Clube de São Lourenço), uma do interior sul (Luzabril) e cinco da cidade (Académica, Botafogo, Juventude, Valência e Vulcânico).

As duas equipas dos Mosteiros são Cutelinho e No Pintcha.

JR/AA

Inforpress/Fim

12-05-2024 21:47

Cidade da Praia, 12 Mai (Inforpress) – A agência Inforpress divulga o quadro completo dos resultados dos jogos da 2ª jornada do campeonato futebol de Cabo Verde, disputados este fim-de-semana, nas diferentes regiões desportivas do país.

Grupo A: Rosariense 0 – Académica do Fogo 0 e Juventude 3 – Académico do Sal 3;

Classificação: Académica do Fogo e Académico do Sal (quatro pontos), Rosariense e Juventude (um ponto);

 

Grupo B: Varandinha 2 – Palmeira 2 e Barreirense 0 – Morabeza 1;

Classificação: Morabeza (quatro pontos), Palmeira e Varandinha (dois pontos) e Bairreirense (um ponto);

 

Grupo C: Derby 4 – Ultramarina 1 e Sanjoanenses 1 – Boavista 2;

Classificação: Boavista da Praia (seis pontos), Derby e Ultramarina (três pontos) e Sanjoanenses (zero ponto).

 

Jogos da 3ª jornada a serem disputados no fim-de-semana 18 e 19 de Maio:

Grupo A: Académica do Fogo – Académico do Sal e Juventude – Rosariense;

Grupo B: Palmeira – Morabeza e Barreirense – Varandinha;

Grupo C: Ultramarina – Boavista da Praia e Sanjoanenses – Derby.

OM/HF

Inforpress/Fim

12-05-2024 21:35

Porto Inglês, 12 Mai (Inforpress) – A equipa da Morabeza da Brava venceu hoje o Barreirense, do Maio, por (1-0), no jogo a contar para a segunda jornada do campeonato nacional de futebol e assumiu o comando, isolado, da classificação no grupo B.

Segundo o treinador da equipa do Barreirense, Fernando Jorge da Graça, a turma encarnada da vila do Barreiro não entrou bem no jogo e acabaram por sofrer o golo na primeira parte, resultado que tentaram mudar durante a partida, mas que, devido a factores vários, não conseguiram dar a volta.

"Foi um jogo que teve dois momentos, um antes da Morabeza ter marcado o golo, em que estávamos por cima, mas a partir do momento em que marcaram o golo, começaram a fazer antijogo com permissão da equipa de arbitragem", notou.

Fernando da Graça, admitiu que o objectivo era conseguir os três pontos, o que não foi possível, no entanto, aquele treinador disse que a sua equipa vai trabalhar para conseguir motivar os seus atletas, de modo e conseguirem um melhor resultado, na próxima semana.

Conforme afiançou aquele treinador, vai ser mais um jogo em casa, desta vez frente a turma de Varandinha do Tarrafal, de modo que tudo fará para incentivar os seus atletas para alcançarem uma vitória e continuarem a sonhar com a passagem de fase.

Por seu lado, o treinador da equipa da Morabeza, Ney Loko, disse que esta vitória simboliza a resistência da sua equipa que enfrentou várias dificuldades para chegar à ilha do Maio.

De acordo com aquele treinador, foi necessário fazer um "trabalho extra", para motivar os seus jogadores de que podiam vencer esta partida, não obstante as dificuldades enfrentadas.

Loko considerou "muito importante" esta vitória fora de porta, em que tiveram capacidade de atacar quando foi necessário, assim como souberam sofrer em momentos menos bons na partida.

Admitiu que o próximo jogo frente à Palmeira da ilha do Sal não vai ser um jogo fácil mas garantiu que tudo farão para representarem da melhor forma a equipa e a ilha Brava.

O golo da turma da Morabeza foi apontado por Fábio, aos 29 minutos da primeira parte e, tendo em conta o empate na outra partida referente a este grupo entre Varandinha e Palmeira (2-2), a equipa da Morabeza lidera o grupo com quatro pontos e o Barreirense cai para último lugar.

WN/HF

Inforpress/Fim 

12-05-2024 21:15

Ribeira Grande, 12 Mai (Inforpress) – A equipa do Rosariense somou o segundo jogo consecutivo sem vencer no Campeonato Nacional de Futebol, ao empatar (0-0) em casa frente à Académica do Fogo.

Num encontro sem muitos lances de perigo e com a bola a circular mais no meio campo de ambas as formações o nulo manteve no marcador até ao apito final do arbitro.

No final do encontro, o treinador do Rosariense, Rui Lopes, considerou que foi um jogo “muito difícil”, embora, na sua opinião, a sua equipa tenha-se comportado bem.

“No nacional todos os jogos são difíceis mas há que aproveitar as oportunidades e, infelizmente, a minha equipa acabou por desperdiçar algumas”, afirmou.

Conforme Rui Lopes a sua equipa é a única que ainda não marcou no nacional, mas prometeu trabalhar mais a finalização.

Já o treinador da Académica do Fogo, João Monteiro, disse que sabia que o Rosariense iria jogar de forma agressiva por estar em casa e também ainda não ter muitos pontos em relação a Académica do Sal e da sua equipa.

“Infelizmente não conseguimos o nosso objectivo que era a vitoria e liderar com seis pontos. O jogo foi basicamente dividido devido à condição precária do estádio com um relvado em péssimas condições e isso acabou por nos dificultar e não conseguimos jogar e mostrar o que somos capazes”, pontuou.

João Monteiro deixou um apelo a quem de direito no sentido de observar as condições em que está o futebol a nível nacional. É que, segundo o mesmo, o estádio João Serra não é o único que apresenta péssimas condições para a pratica da modalidade.

Com este resultado, a Académica do Fogo lidera o Grupo A com quatro pontos seguido do Académico do Sal com os mesmos pontos, o Rosariense e a Juventude têm ambos com um ponto.

O campeonato nacional, cujo arranque estava agendado para o último fim de semana de Abril, teve um adiamento devido a problemas de transporte inter-ilhas, pelo que a data da final, marcada para 05 de Julho no Estádio Nacional, na Praia, poderá, também, ser adiada.

LFS/HF

Inforpress/Fim

12-05-2024 18:45

Cidade da Praia, 12 Mai (Inforpress) – O ciclista internacional Nélio Cruz, de 22 anos de idade, natural de São Vicente, venceu hoje, na cidade da Praia, o giro Praia 2024 que contou com a participação de 30 ciclistas.

No período de três horas e 19 minutos de prova, o ciclista cortou a meta em primeiro lugar num sprint envolvendo apenas dois concorrentes, com Eliezer Soares, do Sal, terminando em segundo lugar, Ruben Júnior, de Santo Antão, em terceiro lugar, e Leandro Costa, de São Nicolau, em quarto lugar.

Organizado pela Câmara Municipal da Praia, em parceria com a Associação Regional de Ciclismo de Santiago Sul, a prova de 110 quilómetros (km) e uma altimetria acumulada de 1.640m, teve partida e meta no Estádio Nacional e duas voltas a Sambala.

"Nem sei como explicar como estou a sentir hoje, faz tempo que corro atrás desta vitória. Só para ter uma ideia, no ano passado fiquei em 11º lugar, um resultado totalmente negativo para mim, por ser um campeão de Cabo Verde. Mas o certo é que não baixei a guarda, não parei de lutar. Um ano se passou e hoje vim mostrar o que sou capaz de fazer e consegui o primeiro lugar”, ressaltou Nélio Cruz em declarações à imprensa.

O ciclista, que esteve numa disputa acirrada com Eliezer Soares, que no ano passado foi o campeão do Giro Praia, admitiu que trabalhou para vencê-lo desta vez, por isso essa vitória tem um sabor “inexplicável”.

"Vim para o sprint com Eliezer Soares, que foi campeão no ano passado. E este ano vim com a ideia de batê-lo. Ele também tinha a ideia de que eu era um dos possíveis concorrentes vencedores. Mas dei o meu melhor no sprint e consegui ser mais rápido no final e a sensação é superpositiva e inexplicável”, ressaltou Nélio para quem foi uma disputa “difícil”.

"A prova contou com aproximadamente 30 ciclistas distribuídos em três categorias: Elite, cujos vencedores já foram citados, categoria jovem no qual Nélio Cruz de São Vicente também foi o vencedor da prova, com Leandro Brito de São Nicolau em segundo lugar e Leonardo Cosme de São Nicolau em terceiro lugar.

Já na categoria Master, Didy Soares do Sal conquistou o primeiro lugar, seguido por Nelson Miranda de São Vicente em segundo lugar.

O presidente da Associação Regional de Ciclismo de Santiago Sul, Manuel Gomes, avançou que, com excepção da ilha Brava, todas as ilhas do País estiveram representadas.

Avançou ainda que o Giro Praia, que vai na sua segunda edição, é uma prova que estava parada há alguns anos e, desde o ano passado, com a nova direcção da associação, a equipa quis promover novamente esta prova que “marca” a cidade da Praia.

TC/HF

Inforpress/Fim

12-05-2024 10:39

Nova Sintra, 12 Mai (Inforpress) – O treinador da equipa do Morabeza garantiu hoje que a sua equipa vai representar a ilha Brava da melhor forma possível, apesar de jogar fora de casa.

O jogo, a ser disputado hoje, irá contar para a segunda jornada do campeonato nacional, grupo B, e, em declarações à Inforpress, o técnico Nêy Lokô salientou que o adversário é uma equipa bastante complicada e fisicamente forte.

“É uma jornada difícil, tendo em conta que o Barreirense é uma equipa que tem uma boa estrutura, juntamente com o seu técnico, pois já tínhamos jogado no ano passado com esta equipa, numa outra competição, onde acabaram por nos eliminar na “final-four”, em São Vicente” considerou.

De acordo com este treinador, o objectivo do Morabeza hoje é conseguir pontos fora de casa, respeitando o adversário que também, segundo o mesmo, de certeza quer conseguir pontos, mas garantiu que a sua equipa vai jogar com o pensamento na vitória.

“Já demonstramos que a equipa do Morabeza da Brava tem capacidade de praticar um bom futebol e disputar de igual para igual com qualquer equipa a nível nacional”, finalizou.

É de realçar que a partida estava marcada para sábado, às 16:00, no Estádio Dau d'Segunda, na ilha do Maio, mas devido ao cancelamento, na sexta-feira, do voo Praia/Maio, a partida foi reagendada para hoje às 15:00, possibilitando, assim, que a delegação do Morabeza regresse no voo Maio/Praia, do mesmo dia.

O jogo vai ser dirigido por um trio de arbitragem de Santo Antão, comandado por Emanuel dos Santos, tendo como assistentes Francisco Duarte e Ronilson da Luz.

No outro jogo do grupo B, o Varandinha empatou este sábado, no Estádio Municipal do Tarrafal de Santiago, com o Palmeira do Sal, sendo que neste momento ambas as equipas somam dois pontos cada, e aguardam pelo desfecho do jogo entre o Barreirense e o Morabeza.

DM/HF

Inforpress/Fim

11-05-2024 22:16

Porto Novo, 11 Mai (Inforpress) - A equipa dos Sanjoanenses voltou a perder no campeonato nacional de futebol, diante do Boavista da Praia, por 2-1, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo C, disputado hoje no estádio municipal do Porto Novo.

Os anfitriões de Ribeira das Patas inauguraram o marcador aos 34 minutos da primeira parte por intermédio de Kevy e dois minutos depois, aos 36 minutos Wi, do Boavista, restabeleceu a igualdade, 1-1, resultado que se manteve até ao intervalo da partida.

Na etapa complementar, aos 90+7, Stopira fez o golo da vitória 2-1.

Com este resultado o Boavista da Praia lidera o Grupo C com seis pontos, seguido do Derby e Ultramarina, ambos com três, e na última posição está o Sanjoanenses que ainda não pontuou.

O campeonato nacional, cujo arranque estava agendado para o último fim de semana de Abril, teve um adiamento devido a problemas de transporte inter-ilhas, pelo que a final, marcada para 05 de Julho no Estádio Nacional, na Praia, poderá também ser adiada.

LFS/CP

Inforpress/Fim

11-05-2024 20:57

Mindelo, 11 Mai (Inforpress) – O Derby venceu hoje a Ultramarina de São Nicolau por 4-1 em jogo do Campeonato Nacional de Futebol disputado no Estádio Adérito Sena, em São Vicente, e que serviu  para confirmar o favoritismo da equipa que jogava em casa.

Derby, que vinha de uma derrota, na Ccdade da Praia, frente ao Boavista, entrou no jogo bem mais ofensivo que o seu adversário e logo aos 11 minutos, Rodrigo, melhor goleador do Soncent Superliga, abriu o marcador.

Rodrigo voltou a marcar aos 25 minutos.

Em destaque na partida, o avançado Rodrigo também foi o autor do passe para o golo de Thiago, aos 40 minutos, que fixou o marcador em 3-0 a favor do Derby, até final da primeira parte.

Na segunda parte, apareceu uma Ultramarina bem mais atacante, mas ainda assim seria a equipa de São Vicente a alargar o resultado por 4-0, com lance concretizado por Tói de Salamansa, aos 56 minutos.

Num jogo, que contou com casa meio cheia, e alguns adeptos da Ultramarina, a equipa de São Nicolau fez reduzir a desvantagem, aos 81 anos, pelos pés de Kevinny, em jogada de contra-ataque.

No final da partida, o treinador do Derby, em reacção à imprensa, disse ser normal serem favoritos ao jogarem em casa e, por isso, queriam mesmo essa vitória e ficar somente a três pontos do primeiro classificado do grupo.

“Conseguimos, Derby fez um bom jogo e entrou com a mentalidade do regional e tudo correu bem, graças a Deus, e os rapazes estão de parabéns”, considerou Pepa Ramos, para quem os seus jogadores conseguiram “interpretar bem” o adversário.

Entretanto, sustentou, para o próximo embate, que será frente ao Sanjoanenes de Porto Novo, Santo Antão, perspectiva um “jogo difícil” contra uma equipa que não pontuou ainda e após perder para a Ultramarina no arranque do campeonato, sofreu hoje, em sua casa, sua segunda derrota  imposta pelo Boavista, da cidade da Praia.

Da parte da Ultramarina, o treinador Alexandre Ramos negou prestar declarações à imprensa.

As duas equipas fazem parte do Grupo C, do campeonato nacional de futebol, que agora tem a liderança da Boavista, com seis pontos,  Derby e Ultramarina têm os mesmos três pontos e Sanjoanenses ainda não pontuou.

LN/CP

Inforpress/Fim

11-05-2024 20:19

Tarrafal, 11 Mai (Inforpress) - O Varandinha recebeu hoje, no Estádio Municipal do Tarrafal, o Palmeiras do Sal e averbou o segundo empate (2-2) consecutivo, em jogo da segunda jornada do Grupo B do Campeonato Nacional de Futebol.

Apesar de terem feito um “bom jogo”, os comandados de Tchober não foram além do empate a duas bolas, com Palmeiras do Sal, campeão em título, que conseguiu dar a volta ao resultado depois de estar a perder por 2-0.

Na jornada inaugural, ambas as equipas tinham empatado, sendo Varandinha ante Morabeza da Brava e Palmeiras com Barreirense do Maio por 1-1.

Com este resultado ambas as equipas somam dois pontos cada, e aguardam pelo desfecho do jogo entre o Barreirense e a Morabeza, que foi reagendado para domingo, 12, devido ao cancelamento, na sexta-feira, do voo VR4071 Praia/Maio.

FM/CP

Inforpress/Fim

Exibindo 1 para 12 de 60