Formação: PAREP-CV reafirma compromisso do Governo com uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade

Inicio | Sociedade
Formação: PAREP-CV reafirma compromisso do Governo com uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade
03/09/25 - 01:51 pm

Cidade da Praia, 03 Set (Inforpress) – A directora do SGPIAE, Helena Ramos, afirmou hoje que o programa PAREP-CV reafirma o compromisso do Governo com uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade focando no pré-escolar e no primeiro ciclo do EBO.

A directora dos Serviços de Gestão Pedagógica, Inclusão e Avaliação Educativa (SGPIAE) do Ministério da Educação, Helena Ramos, fez esta consideração na cerimónia de abertura do encontro nacional dos coordenadores das delegações e coordenadores do 1.º ciclo do Ensino Básico Obrigatório (EBO), a decorrer na Cidade Velha, por um período de três dias.

Segundo explicou a directora do SGPIAE o Programa de Apoio à Reforma Educativa em Cabo Verde (PAREP-CV), implementado em Novembro de 2024, tem promovido diálogos sobre desafios e oportunidades do subsistema da educação pré-escolar e do primeiro ciclo buscando estratégias colaborativas e soluções inovadoras para fortalecer o sistema educativo.

“Em 2025, o PAREP-CV reuniu dirigentes dos serviços centrais e desconcentrados, reforçando a necessidade de coordenação interinstitucional e alinhamento estratégico”, acrescentou, frisando que na actualidade encontra-se em execução a actividade Q2-231, que é o Sistema de Remediação de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem no 2.º ano do EBO.

Reforçou, na sua comunicação, que a actividade visa estabelecer um modelo comum de plano de recuperação de aprendizagem, melhorar o desempenho escolar dos alunos, aperfeiçoar a prática pedagógica dos docentes, reduzir a taxa de retenção escolar, desenvolver a capacidade de auto-aprendizagem dos alunos e promover metodologias activas.

Ao usar da Palavra, a delegada do ME da Ribeira Grande de Santiago, Ernestina Rocha, augurou a todos boa estada reafirmando, no lugar de memória e resistência, o compromisso colectivo com uma educação de qualidade para todos.

“Este encontro representa um novo passo na nossa caminhada enquanto educadores comprometidos com a inclusão e com o sucesso escolar de todos os alunos. O foco que aqui nos une é claro e urgente”, precisou, lembrando que a intenção é melhorar as aprendizagens dos alunos com dificuldades, garantindo que todos tenham oportunidades reais de desenvolvimento.

Neste âmbito, sublinhou que o encontro se traduz numa oportunidade valiosa para a reflexão sobre o que já foi feito, mas também seguindo em frente com espírito crítico e construtivo, visando fortalecer alianças, partilhar o que tem dado certo e encontrar soluções para os desafios que persistem.

Por sua vez, a coordenadora do programa PAREP-CV, Ana Santos, apelou ao engajamento de todos para o sucesso do programa, uma iniciativa do Governo financiado pela Parceria Mundial para Educação e com coordenação técnica e subvenção do Unicef.

Salientou tratar-se de um programa que conta com um financiamento de cinco milhões de dólares que abrange uma convergência de cinco anos num total de 124 actividades que necessita do engajamento de todos já que o propósito é reforçar a inclusão e a qualidade das aprendizagens na educação pré-escolar e no primeiro ciclo do EBO.

O Encontro Nacional de Coordenadores 1.º ciclo do Ensino Básico Obrigatório é, segundo o Ministério da Educação, um espaço estratégico para socializar avanços, alinhar estratégias, trocar experiências e consolidar a implementação das actividades do PAREP-CV e garantir a preparação dos envolvidos nos desafios visando alcançar os objectivos do programa de uma forma integrada e eficaz.

No encontro participam coordenadores nacionais com excepção das ilhas do Fogo, Maio e São Nicolau que ainda estão por chegar à ilha de Santiago.

PC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar