Ver Noticias

Futebol/São Vicente: Associação marca para sábado primeira-mão da liguilha entre Castilho e Uni-Mindelo

Ilha do Sal: “Spinach Tours” quer otimizar exploração turística na ilha com carros interativos e sustentáveis

Santo Antão: Campanha Maio furta-cor visa sensibilizar a população sobre a questão da saúde mental materna – representante

Ministro diz que acordo alcançado com os docentes vai ao encontro das possibilidades do país

Uma sociedade só é verdadeiramente inclusiva quando trata de forma especial aqueles que precisam desse tratamento - ministro

Ministro diz que acordo alcançado com os docentes vai ao encontro das possibilidades do país

Cidade da Praia, 16 Mai (Inforpress) - O ministro da Educação assegurou hoje que o Governo vai cumprir com aquilo que foi prometido aos professores, e sublinhou que a actualização da tabela remuneratória da classe foi actualizada de acordo com as possibilidades do país.

Amadeu Cruz foi questionado pelos jornalistas sobre a posição dos sindicatos dos professores, Sindprof e Sindep, que se manifestaram “insatisfeitos” com a proposta do Governo em fazer actualização da nova grelha salarial só em Janeiro de 2025, sabendo que o estatuto sai no mês de Junho.

O ministro, que falava à imprensa, à margem da abertura da reunião com o Grupo de Parceiros Locais da Educação (GPLE), que decorre hoje na cidade da Praia, sublinhou que os sindicatos devem ter em conta as condições que o país tem neste momento.

"Nós sempre tivemos com a bandeira da paz bem erguida e procuramos dialogar sempre com os sindicatos respeitando as suas posições, sendo que o programa do Governo já tinha definido como um dos objetivos a revisão do Estatuto da Carreira do Doente e a actualização da tabela remuneratória”, apontou.

Adiantou que em diálogo com os sindicatos ficou acordado que todos os salários seriam actualizados, com o índice 100 da tabela remuneratória da classe docente, para as carreiras dos professores com licenciatura em 91 mil escudos e para os professores sem licenciatura em 55 mil escudos como salário base.

Segundo Amadeu Cruz, neste momento esta é a possibilidade do país e está alinhada com as expectativas e as suas possibilidades.

“Esta é a decisão do Governo e é uma decisão que beneficia os professores, que beneficia a estabilidade do sistema educativo cabo-verdiano”, precisou.

Na ocasião disse que o Sindprof, sindicatos e outros sujeitos e agentes educativos têm toda a legitimidade para terem as suas posições, mas o país dá aquilo que pode e que os contribuintes podem pagar.

Na quarta-feira, 14, através de um comunicado publicado na sua página na rede social Facebook, o Ministério da Educação anunciou que o índice 100 da tabela remuneratória da classe docente para as carreiras dos professores com licenciatura fica fixado, a partir da entrada em vigor do novo Plano de Cargos, Funções e Remuneração (PCFR), em 91 mil escudos.

 O documento refere ainda que esta medida vai beneficiar também os professores sem licenciatura que recebiam 24.021 escudos com um salário mensal de 55 mil escudos.

AV/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Ilha do Sal: “Spinach Tours” quer otimizar exploração turística na ilha com carros interativos e sustentáveis

Santa Maria, 16 Mai (Inforpress)- O operador turístico no Sal Spinach Tours anunciou hoje a pretensão de optimizar a exploração turística na ilha com a sua “inovada” frota de viaturas elétricas, interativos e sustentáveis, num evento realizado em Santa Maria.

Este projecto, conforme a gestora local da Spinach Tour, Maria João Alinho, marca uma nova era no turismo da ilha do Sal com um dos “projetos de animação turística mais inovadores e sustentáveis em África", vencedoras de vários prémios internacionais.

“Acreditamos que vai ter muitos impactos na ilha, primeiro delas por estes carros serem sustentáveis, elétricos, o que vai permitir qualquer cidadão usufruir dos passeios históricos e culturais da ilha de uma forma interativa, divertida, sustentável, contando com uma componente de gaming”, explicou.

Nesta primeira experiência, de passeios históricos e culturais, a empresa pretende explorar o mercado da ilha e dar a conhecer o seu produto, mas futuramente a ideia é introduzir mais “gaming” para jogos de praia, caça ao tesouro, tudo em cima destes carros.

Segundo Maria João Alinho, esta também é uma estratégia para combater a sazonalidade no turismo na ilha do Sal, que por esta altura é considerada época alta.

“Vamos realizar jogos de praia no verão e outras visitas pela ilha, apesar de acreditar que aqui tem coisas para fazer durante todo o ano, mas isto vai dinamizar um pouco aquilo que são as atrações turísticas”, salientou.

Esta iniciativa vai abrir, conforme a mesma, numa primeira fase, cinco a 10 postos de trabalho, “mas com a expansão do projecto a curto prazo irá gerar muito mais emprego na ilha”.

São cerca de oito carros, nesta fase, com capacidade para duas pessoas, que depois de Lisboa, Sevilha, Ilhas Baleares e Canárias, em Espanha, chegam agora à ilha do Sal.

Os carros ora apresentados são dotados de um sistema que consegue guiar o cliente enquanto conta histórias dos diferentes pontos de interesse turístico da ilha.

NA/JMV
Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Santo Antão: Campanha Maio furta-cor visa sensibilizar a população sobre a questão da saúde mental materna – representante

Ribeira Grande, 16 Mai (Inforpress) –  A representante da campanha Maio furta-cor em Santo Antão, Rea Coutinho, explicou hoje, que a campanha é para sensibilizar a população sobre a questão da saúde mental materna que ainda é um pouco “estigmatizada”.

“Normalmente as pessoas quando uma mulher ganha um bebé todos focam no bem-estar da criança, e a mãe, geralmente, é esquecida e ela sofre com a extrema sobrecarga e exaustão principalmente se for mãe de primeira viagem”, elencou.

Rea Coutinho, que falava à Inforpress sobre a programação da campanha Maio furta-cor em Ribeira Grande, Santo Antão, explicou que a mesma surgiu no Brasil na época da pandemia, altura em que foi notado que muitas mães estavam a sofrer de depressão, e nisso surgiu a ideia de criar essa campanha como forma de sensibilizar a população sobre a questão da saúde mental materna.

Segundo a representante da campanha Maio furta-cor, a maternidade ainda é “bastante” romantizada pela sociedade, e às vezes, as mães passam por outras coisas, sobre as quais sentem “vergonha” de falar por medo de serem julgadas.

“Daí a necessidade realmente de falar da saúde mental materna. Talvez em Cabo Verde não temos muitos casos, mas tem casos de mãe que tem entrado em depressão, e durante as actividades que promovemos como rodas de conversa, temos oportunidade de escutar gestantes, mães, que durante os dois primeiros meses, não conseguem nem olhar os seus bebés: depressão pós-parto”, mostrou.

Rea Coutinho indicou que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão começa mesmo na gravidez, pois na gestação, já há alterações, físicas e todo o “coquetel” de hormonas e depois, quando o bebé nasce, as coisas vão “agravando” devido à sobrecarga e exaustão que as mães passam.

As actividades alusivas à campanha, segundo Rea Coutinho, são acompanhadas por uma multidisciplinar e segundo a mesma são actividades que têm sido “benéficas” para as gestantes e puérpera do concelho da Ribeira Grande porque têm estado sempre a participar.

“Há estatísticas que nos mostraram a importância de falar sobre a saúde mental materna, pois, uma em quatro gestantes entraram na depressão pós-parto, quando o bebé nasce e uma em quatro sofre violência no parto. São muitas questões que tratamos durante Maio furta-cor”, pontuou.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Ilha do Fogo acolhe fórum regional da juventude dias 17 e 18

São Filipe, 16 Mai (Inforpress) – A ilha do Fogo acolhe na sexta-feira, 17, e no sábado, 18, o fórum regional da juventude das ilhas do Sotavento sob o lema “Futuro inclusivo: juventude resiliente e vida saudável”.

A abertura do fórum está programada para sexta-feira no auditório Padre Pio Gottin e será presidido pelo ministro Adjunto do primeiro-ministro para Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro.

O fórum regional da juventude das ilhas do Sotavento, nomeadamente Fogo, Brava, Santiago e Maio estava inicialmente programado para os dias 12 e 13 de Abril, na cidade de São Filipe, mas por razões de logísticas foi adiado para o mês de Maio e nele participar mais de uma centena de jovens com idade entre 18 e 35 anos.

Esta iniciativa tem como objectivo reforçar o diálogo através da reflexão e debates entre o Governo e a juventude de forma a contribuir para a participação cívica e política da juventude, no âmbito das Agendas 2030 e 2063.

Trata-se de uma iniciativa do Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), em parceria com o Escritório do PNUD, Unicef e UNFPA, no âmbito do Programa Youth Connekt Cabo Verde.

Uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo indica que o evento visa discutir “temas cruciais” para o desenvolvimento juvenil, incluindo empregabilidade, participação cívica e política, e a promoção de redes de colaboração entre os jovens de Cabo Verde, a diáspora e o continente africano.

O fórum é uma iniciativa do Governo, com o apoio técnico e financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) através do Programa Youth Connekt Cabo Verde (YCCV) e busca promover a empregabilidade dos jovens, incentivar a criação de redes de colaboração, e desenvolver estratégias que favoreçam a participação voluntária, cívica e política dos adolescentes e jovens.

JR/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Futebol/São Vicente: Associação marca para sábado primeira-mão da liguilha entre Castilho e Uni-Mindelo

Mindelo, 16 Mai (Inforpress) – A Associação Regional de Futebol de São Vicente comunicou hoje a marcação para sábado, 18, do jogo a 1.ª mão do apuramento da oitava equipa que vai disputar o Soncent Superliga na próxima época.

Trata-se da conhecida Liguilha, que vai opor, no sábado, às 16:00, no Estádio Adérito Sena, as formações do Castillho, penúltimo classificado da presente temporada do campeonato da 1.ª divisão (Soncent Superliga), e da Uni-Mindelo, segunda classificada do campeonato da 2.ª divisão (Mindel League).

A segunda mão ficou agendada para o sábado, 25 de Maio, às 16:00, sempre no Estádio Adérito Sena, e o vencedor disputará o Soncent Superliga na época 2024-2025.

Nas provas da corrente época desportiva, os Falcões do Norte foram despromovidos à 2.ª divisão, ao passo que no sentido inverso o Farense, campeão do Mindel League, ascendeu à 1.ª divisão.

AA/JMV
Inforpress/Fim
 

Ler mais

CPLP tem condições para liderar ratificação do acordo para conservação do alto mar

Lisboa, 16 Mai (Inforpress) - O presidente executivo da Fundação Oceano Azul defendeu hoje que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem condições para liderar a ratificação de um tratado "tão importante" para a conservação do alto mar, como é o “Acordo BBNJ”.

Esta foi uma das conclusões do seminário que terminou hoje na capital portuguesa dedicado ao acordo sobre a conservação e a utilização sustentável da biodiversidade marinha nas zonas não sujeitas à jurisdição nacional, evento organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, pela CPLP e pela Fundação Oceano Azul, disse Tiago Pitta e Cunha.

"Eu diria que a principal conclusão [do seminário] é que a CPLP reúne hoje já a nível dos altos quadros da administração pública um conjunto de elementos com grande experiência, grandes competências e capacidades. Portanto, está ao alcance da CPLP estar (...) na linha da frente na ratificação de um tratado tão importante como este sobre a conservação do alto mar", afirmou o responsável da fundação em declarações à Lusa após o encerramento do evento, que começou na segunda-feira e terminou hoje.

Para o gestor da Fundação Oceano Azul, o seminário que decorreu nos últimos três dias em Lisboa "foi muito importante", desde logo "pela qualidade dos altos quadros" que participaram e pelo "grande objetivo" de "tentar levar a CPLP a ser líder nesta grande vaga de fundo, que é a ratificação deste acordo", que representa "um passo civilizacional muito grande na área da conservação da natureza e da conservação do oceano".

Tiago Cunha realçou que, pela primeira vez, uma área que não pertence a ninguém, “como é a área do alto mar, vai passar a ter todo um enquadramento de governação, com uma convenção das partes, (...) com instituições próprias, instituições políticas, instituições técnicas, o que vai permitir a todos os países do mundo, através destas instituições, poder ter uma palavra a dizer naquilo que é os chamados Global Commons, sobre aquilo que pertence e é património mundial da humanidade".

Portugal, Cabo Verde, Timor-Leste e Brasil foram os países da CPLP que estiveram entre os 80 signatários do Acordo BBNJ, no primeiro momento de assinaturas.

No encontro, foi feito mais uma vez o apelo para que o total dos estados-membros da organização o faça.

Tiago Cunha salientou que ratificar o acordo exige a realização de análises setoriais, por ministérios, do impacto que o tratado terá nas diferentes tutelas políticas dos Estados-membros e uma carta que depois será referendada pelos parlamentos antes de ser assinada pelos chefes de Estado.

A CPLP, com “uma extensa linha de costa”, mais de sete milhões de quilómetros quadrados de oceano, “é um dos grandes gigantes mundiais dos oceanos” e os seus estados-membros não têm grandes frotas de marinha mercante, referiu.

É uma organização que não tem os interesses “de um Estado de pavilhão, como a Convenção do Direito do Mar os designa, mas tem os interesses típicos dos Estados costeiros, que procuram acima de tudo preservar a conservação do oceano para proteger as suas costas e desenvolver as suas atividades económicas” e "quanto mais for preservado o mar alto, mais os mares costeiros serão ricos", frisou.

“Vamos então procurar ver se a CPLP estará à altura de conseguir que os Estados-membros desta organização estejam no pelotão da frente da ratificação deste tratado", desafiou o gestor da fundação.

Para isso têm de fazê-lo "a contrarrelógio", porque "o grande objetivo continua a ser que, daqui a um ano, em junho de 2025, na próxima Conferência Mundial das Nações Unidas para os Oceanos, em Nice (França), haja um conjunto de 60 países que tenham ratificado o tratado", lembrou.

O acordo, no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, tem uma natureza vinculativa e constitui um importante contributo para a governação integrada dos mares, além de pemitir que se cumpra o compromisso internacional de proteger 30% do oceano até 2030.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Ilha do Sal acolhe encontro de procuradores-gerais da CPLP e conferência internacional sobre proteção da criança

Espargos, 16 Mai (Inforpress) - A ilha do Sal vai acolher de 22 a 24 o XXI encontro de procuradores-gerais da CPLP e a conferência internacional “O Ministério Público e o Sistema de Proteção da Criança no espaço da CPLP”.

 

A aludida conferência, conforme nota enviada à Inforpress, tem como principal objetivo reunir representantes do Ministério Público, especialistas em direito da criança e profissionais da área jurídica dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para discutir e compartilhar experiências sobre os desafios e melhores práticas relacionadas com a proteção da criança.

Ainda conforme o mesmo comunicado, o encontro configura-se como um “fórum privilegiado” de discussão e partilha de experiências com vista ao aprofundamento das relações institucionais e da cooperação jurídica e judiciária internacional entre os membros da CPLP.

Durante os dois dias de encontro, de acordo com a mesma fonte, pretende-se promover o diálogo e a cooperação entre os países membros da CPLP, visando fortalecer o sistema de proteção da infância, identificar lacunas e propor soluções para garantir a efectiva defesa dos direitos das crianças em todo o espaço da CPLP.

A conferência também pretende fomentar o intercâmbio de conhecimentos e a criação de redes de apoio entre os diferentes atores envolvidos na proteção e promoção dos direitos das crianças nos países da CPLP.

NA/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Atacante de Robert Fico acusado de tentativa de homicídio em crime com motivação política

Bratislava, 16 Mai  (Inforpress) - O autor do ataque ao primeiro-ministro eslovaco foi acusado de tentativa de homicídio e o crime teve motivação política, anunciou hoje o Governo, que revelou que Robert Fico ainda não está fora de perigo e apelou à calma.

O chefe do Governo eslovaco, baleado várias vezes na quarta-feira e submetido a cirurgias, "não está fora de perigo de vida", anunciou em conferência de imprensa o vice-primeiro da Eslováquia, Tomas Taraba, que indicou que as autoridades continuarão a atualizar o estado de saúde de Fico nas próximas horas.

O ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, revelou que o autor, que foi detido após o ataque, admitiu que o crime teve motivações políticas.

O governante revelou que o homem não pertence "a nenhum partido extremista, nem de esquerda nem de direita" e que era um 'lobo solitário' (um atacante que atua sozinho).

Inforpress/Lusa/Fim
 

Ler mais

Galeria de imagens