Ver Noticias

Putin efectua de 16 a 17 de Maio uma visita de Estado à China

Atletismo: Arianne Morais almeja disputar a qualificação olímpica nos Camarões para Cabo Verde

Santo Antão: Sinalização de percursos pedestres vandalizada na rota de Chã de Feijoal a Topo de Coroa

Portugal: Sexta edição do Mercado da Língua Portuguesa de 17 a 19 de Maio em Cascais com participação de Cabo Verde

Santa Catarina do Fogo: Segundo pacote de financiamento de ONG luxemburguesa ascende a um milhão de euros – Alberto Nunes

Primeiro-ministro diz que Governo tem proposta de índice 100 para tabela salarial dos professores

Mindelo, 13 Mai (Inforpress) - O primeiro-ministro disse que o Governo já tem uma proposta de índice 100 para a tabela salarial dos professores em resposta à reivindicação dos professores, que pedem equiparação salarial com os demais quadros especiais da Função Pública.

Ulisses Correia e Silva fez este anúncio após o balanço dos três anos do VIII Governo Constitucional, ao ser questionado pela Inforpress sobre que resposta o Governo tem para as reivindicações da classe docente, principalmente a questão salarial.

“Nós estamos a trabalhar. Temos já uma proposta de índice 100 para a tabela salarial e no quadro remuneratório. Também em preparação o novo estatuto da carreira docente, adaptado ao plano de carreira das funções de remunerações, um conjunto de matérias que tinham a ver com as pendências algumas já foram resolvidas outras estão dentro do calendário”, explicou.

Ulisses Correia e Silva disse esperar que no encontro que o Governo terá hoje com os sindicatos consigam chegar a uma “negociação que será vantajosa para todos”.

O Sindicato Cabo-verdiano dos Professores (Sindep) marcou para o próximo dia 15 de Maio uma greve de sete dias para reivindicar o reajuste salarial e o pagamento de subsídios relacionados com a carga horária, em dívida desde 2018.

A efectivar, a paralisação deve coincidir com as provas gerais internas do 12.º ano, entre os dias 15 e 17 e entre 21 e 24 de maio. E será a segunda greve dos professores depois de, em novembro de 2023, terem protagonizado uma paralisação de dois dias.

No entanto, o ministro da Educação já tinha pedido ponderação aos professores porque, sintetizou, “estão em causa os interesses dos alunos do 12º ano de escolaridade” que precisam das notas para iniciar os trâmites para os estudos universitários.

Amadeu Cruz reiterou que todos os professores que adquiriram o grau de licenciatura já foram requalificados, respondendo a uma das exigências dos sindicatos, e que o Ministério da Educação tem vindo a fazer de tudo para cumprir as promessas feitas aos docentes.

CD/AA

Inforpress/Fim

Ler mais

Primeiro-ministro nega transferência da sede da Electra para a cidade da Praia  

Mindelo, 14 Mai (Inforpress) - O primeiro-ministro garantiu hoje no Mindelo que não haverá transferência da sede da Electra de São Vicente para a cidade da Praia, no quadro do processo de reestruturação da empresa para privatização.

Ulisses Correia e Silva deu esta garantia no balanço dos três anos do VIII Governo Constitucional, que aconteceu na cidade do Mindelo.

“Não há transferência da sede da Electra para a Praia. Já tive a oportunidade de, no parlamento, esclarecer isso. Há um processo de reestruturação que está a ser previsto para a privatização”, esclareceu.

Questionado em que moldes está a ser feita esta reestruturação, a mesma fonte avançou que o processo está a ser trabalhado, relativamente ao novo regime, porque a Electra irá continuar numa determinada área de intervenção, tipo de uma entidade que vai gerir a concessão.

“Depois nós vamos ter a privatização, na área da produção e na área da distribuição”, garantiu.

Portanto, continuou, “o ministro da Energia teve cuidado de o dizer e eu também disse no parlamento. Não há é essa a preocupação da sede da Electra, da parte da empresa que vai fazer a parte da gestão da concessão, sair de São Vicente. Portanto, está assegurado”, finalizou.

A Empresa de Electricidade e Água (Electra SA) é uma empresa estatal, de economia mista, que actua no sector de saneamento e energia.

Criada a 17 de Abril de 1982, pelo decreto-lei nº 37/1982 a empresa está na lista das que o Executivo pretende privatizar nos próximos tempos. 

A privatização da Electra está regulada pelo decreto-lei nº 52, de 21 de Julho de 2021, sendo certo que 25 por cento (%) do capital de cada uma das empresas vai ser destinado a trabalhadores, emigrantes cabo-verdianos e pequenos accionistas.

Nos termos do decreto-lei, o Governo deve realizar um concurso público para a escolha de um parceiro estratégico que pode comprar 75 % de uma das empresas ou de duas em bloco.

Em Julho de 2022, foi publicado no Boletim Oficial, o decreto-lei 34/2022 que extingue a Electra Norte e a Electra Sul e mandou constituir três novas empresas, sendo uma de produção e outra de distribuição de electricidade que vão ser privatizadas.

CD/AA

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Ilha do Sal: Paróquia de Santo António arranca actividades da festa do padroeiro

Espargos, 13 Mai (Inforpress) – A Paróquia de Santo António, em Espargos, ilha do Sal, arrancou hoje, oficialmente, as actividades da festa do seu padroeiro, celebrado a 13 de Junho.

O dia de Santo António, que agora é feriado municipal na ilha do Sal, conta, este ano, com um leque de actividades de cariz religioso e cultural, iniciando já nesta segunda-feira a peregrinação da imagem de Santo António pelas localidades da ilha e actividades à volta do santo padroeiro.

Para o padre Eliseu Lopes, pároco da paróquia de Santo António, este ano, “depois de muitos pedidos, foi concedido o dia como feriado municipal”, o que permite que os devotos de Santo António possam tomar parte nas celebrações do dia que, este ano, coincide com o décimo aniversário da criação da paróquia.

“A partir de agora vai ser feriado nesse dia que, para os cristãos e para a comunidade católica é muito importante, porque temos um dia para louvarmos o santo que empresta o nome à nossa paroquia”, justificou.

Outrossim, Eliseu Lopes destacou que, ao longo deste ano, “a paróquia tem vindo a realizar outras actividades, reflectindo sobre o próprio Santo António”, com catequeses para consciencializar as pessoas sobre o santo padroeiro que já é celebrado há mais de 80 anos.

Durante um mês, até o dia 13 de Junho, várias actividades foram programadas por forma a envolver toda a comunidade salense, começando hoje com a peregrinação da imagem de Santo António até a localidade de Fátima, para celebração da missa que recorda a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, em 1917.

Desde o dia seis de Maio e prolongando-se até o dia 13 de Junho, que decorre a primeira edição da taça Paróquia de Santo António.

No dia 25 de Maio a comissão organizadora realiza uma noite de gala, seguido no dia oito de Junho com uma serenata pelas artérias da cidade de Espargos e, logo no dia seguinte, realiza-se a grande feira de Santo António.

Já no dia 12 de Junho, contando com a presença do bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, toda a comunidade vai sentar-se à volta do tema “O papel da Igreja Católica no desenvolvimento da ilha".

No dia 13 de Junho, dia de Santo António, vai acontecer a Eucaristia solene em honra ao santo padroeiro de Espargos, pelas 11:00, seguida de almoço partilhado no pátio da igreja.

NA/HF

Inforpress/Fim

Ler mais

São Filipe: Mais de uma dezena de artistas e bandas locais confirmados para festas de Santo António dos Pescadores em Salinas

São Filipe, 14 Mai (Inforpress) – Mais de uma dezena de artistas locais estão confirmados para a edição 2024 das festividades de Santo António dos Pescadores, que se realizam anualmente a 18 de Maio no estância balnear de Salinas, zona norte de São Filipe.

Segundo o programa das festividades a que a Inforpress teve acesso, da lista constam artistas locais como Timas, Dimas, Big Rasta, Taylor Weedais, Jandir e banda, Augusto Cego e banda Sete Sóis Sete Luas (SSSL) e Mário Gamboa e banda, assim como as bandas Original de Patim, Fogo em Chama, Beatz Boys, Pó de Lume.

O festival acontece nos dias 18 e 19 de Maio na estância balnear de salinas, mas, segundo a programação, além do festival estão programadas outras actividades como corrida de botes, concurso de pesca e prova de natação.

Hoje a edilidade de São Filipe faz o sorteio para atribuição de barracas às pessoas que se inscreveram previamente para prestação de serviços de “comes e bebes” durante as festas de Santo António dos Pescadores 2024 na estância balnear de Salinas.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Atletismo: Arianne Morais almeja disputar a qualificação olímpica nos Camarões para Cabo Verde

Cidade da Praia, 14 Mai. (Inforpress) - Arianne Morais, atleta de ascendência cabo-verdiana nascida na Noruega, medalhista de ouro no Europeu de sub-18 em 2016 quer ir a Douala (Camarões) procurar a qualificação olímpica para Cabo Verde na última janela de qualificação para Paris’2024.

Segundo informações avançadas pela Federação Cabo-verdiana de Atletismo, a atleta residente nos Estados Unidos da América aguarda pela oportunidade na última janela de qualificação no próximo Campeonato de Africa de pista agendado para o mês de Junho em Douala (República dos Camarões).

Especialista em lançamento de dardo, Arianne Morais, declarou-se em Março último disponível para representar Cabo Verde nas competições internacionais, já a partir da época em curso.

Arianne Morais tem ainda no seu curriculum o título de medalhista de ouro no Campeonato Norueguês sub-17 de 2015 nas disciplinas do lançamento de dardo e arremesso de peso, tendo feito a sua estreia universitária na Universidade da Flórida (EUA) durante a temporada de 2021 na categoria de lançamento de dardo, terminando em segundo lugar com a marca de 55,13 metros.

No seu palmarés, conta ainda com o título de vencedora no lançamento de dardo com 57,38 metros no 63º Annual Mt. SAC Relays e segundo lugar com 53,82m em 2023 no lançamento de dardo no “Desert Heat Classic” e terceiro posicionado na prova do lançamento de dardo com 49,19 metros na “Conference USA Championships”, em 2022.

Cabo Verde conta actualmente com um único atleta qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris’2024, o fundista Samuel Freire, na modalidade de maratona.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Santo Antão: Sinalização de percursos pedestres vandalizada na rota de Chã de Feijoal a Topo de Coroa

Porto Novo, 14 Mai (Inforpress) – A sinalização de percursos pedestres foi vandalizada na rota de Chã de Feijoal a Topo de Coroa, no município do Porto Novo, ilha de Santo Antão, segundo comunicado da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM).

Neste trajecto, conforme avançou a ADPM, tinham sido colocadas estacas com marcações a tinta como forma de orientar os turistas e visitantes.

“Infelizmente as mesmas, foram vandalizadas. Facto que muito lamentamos, uma vez que o projecto se reveste de extrema importância para a estruturação e desenvolvimento do turismo sustentável que se almeja para a ilha de Santo Antão”, salientou.

A situação, segundo a ADPM, já foi devidamente reportada ao Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), autarquias locais e a Polícia Nacional.

A ADPM enfatizou que estes actos de “vandalismo” de equipamento público “não dignificam” Santo Antão e em nada contribuem para o desenvolvimento do turismo na ilha.

No entanto, segundo o comunicado, brevemente iniciarão os trabalhos de colocação das setas direccionais e dos painéis informativos ao longo dos percursos pedestres.

“Perante esta grave situação de vandalismo, ficamos obviamente apreensivos e preocupados que tais actos voltem a acontecer, prejudicando a promoção turística de Santo Antão e em última instância as próprias comunidades que beneficiam do crescimento turístico”, frisaram.

A sinalização dos caminhos vicinais de Santo Antão iniciou-se em Janeiro de 2023.

Na primeira fase, foi feito o levantamento do património, bem como dos serviços e equipamentos turísticos ao longo das rotas e comunidades próximas do Tarrafal e Monte Trigo.

Também avaliaram o estado dos caminhos vicinais e das zonas com potencial para a construção de miradouros e procederam ainda à identificação de pontos de interesse turístico e ao levantamento cartográfico.

A sinalização dos caminhos vicinais de Santo Antão foi feita através do consórcio formado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) juntamente com Portugal Active Tourism in Holidays (PATH) e Letras Encantadas Estudos e Projectos.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Portugal: Sexta edição do Mercado da Língua Portuguesa de 17 a 19 de Maio em Cascais com participação de Cabo Verde

Lisboa, 14 Mai (Inforpress) – Cabo Verde estará representado na 6ª edição do Mercado da Língua Portuguesa, uma iniciativa da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que este ano decorre de 17 a 19 de Maio, em Cascais.

Segundo informações disponibilizadas pela UCCLA, o evento que tem o apoio institucional das câmaras municipais de Cascais e de Lisboa, acontece no Mercado da Vila de Cascais, e de entre outras actividades, será marcado pelo artesanato, música e gastronomia com “sabores de todos os continentes”.

De Cabo Verde, estarão presentes Fábio Morais Dias e banda e Sandra Horta (música) e Frorizanda Barros (literatura), no evento que terá cerca de 40 bancas e outras actividades, como palestras, lançamento de livros e tertúlias literárias.

“O Mercado da Língua Portuguesa reafirma, mais uma vez, o potencial e a importância da língua portuguesa como um elo de união dos países lusófonos, no ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril”, frisou a mesma fonte.

A UCCLA, acrescentou fonte da organização, apostou em momentos lúdicos e espaço para crianças, tertúlia literária subordinada ao tema “A liberdade também se escreve” e artesanato representativo dos diferentes países.

Para além de Cabo Verde, os países e regiões representados são também São Tomé e Príncipe (Tonecas Prazeres e Alice de Pina), Angola (Luiana Abrantes, Eddy Tussa e Gociante Patissa), Brasil (Júlio César e Lucas Augusto da Silva) e Goa (Grup Ekvat e Dánia Rodrigues).

Galiza (Carlos Callón), Guiné-Bissau (Tony Dudu e Kátia Casimiro), Macau (Carolina de Jesus), Moçambique (Rhodália e Miguel Luís) e Portugal (Projecto Alma, Inês Barata Raposo, Yola Dinis e Alfredo Cameirão) também estarão representados.

De acordo com a programação, o evento será também uma oportunidade para apresentação do vencedor do Prémio Literário UCCLA/CMLisboa.

Em 2022, o Mercado da Língua Portuguesa aconteceu no mesmo local de, 27 a 29 de Maio, e em 2021, de 22 e 23 de Julho.

Nesta última edição, de Cabo Verde participaram Zezé Barbosa e Sandra Horta (música), Filinto Elísio (literatura), Artempalha 100%caboverde e Plataforma Voador (artesanato), Café Laura (gastronomia) e Associação Caboverdeana de Lisboa (ACV).

DR/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais

Putin efectua de 16 a 17 de Maio uma visita de Estado à China

Beijing, 14 Mai (Inforpress) – O presidente russo, Vladimir Putin, efectua de 16 a 17 de Maio uma visita de Estado à China, a convite do presidente chinês, Xi Jinping, anunciou hoje a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying.

Esta é a primeira visita de Estado de Putin depois que ele tomou posse como presidente russo para um novo mandato, disse Wang Wenbin, outro porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, em uma colectiva de imprensa, citada pela Xinhua.

Este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a Rússia, pelo que, durante a visita, Xi e Putin vão trocar opiniões sobre as relações bilaterais, a cooperação em vários campos e questões internacionais e regionais de interesse comum, acrescentou Wang Wenbin.

Inforpress/Xinhua

Fim

Ler mais

Galeria de imagens