São Vicente:  Governo patrocina regata internacional “Globe 40 - 202” com cerca de 800 mil euros (c/áudio)

Inicio | Desporto
São Vicente:  Governo patrocina regata internacional “Globe 40 - 202” com cerca de 800 mil euros (c/áudio)
24/09/25 - 10:08 pm

Mindelo, 24 Set (Inforpress) - O Governo entrou com cerca de 800 mil euros para ser um dos patrocinadores da regata internacional “Globe 40 - 202”, constituída por oito barcos, que está atracada na Marina do Mindelo, em São Vicente.

Esta informação foi avançada à imprensa pelo ministro do Mar, Jorge Santos, após uma visita à regata internacional.

Segundo o governante, Cabo Verde aproxima-se e associa-se aos  objectivos do Globo 40 para também dizer ao mundo que o País está alinhado com a protecção do oceano. 

“O Governo também tem um contrato com o Globo 40, no sentido de patrocinar, e o patrocina em função também do que nós conseguimos em cada regata”, afirmou o ministro, indicando que a regata é constituída por pessoas de várias nacionalidades como franceses, belgas, alemães e brasileiros, entre outras.

Conforme o governante, existe uma comunicação internacional sobre Cabo Verde, aliada à regata que também é uma forma de promover e chamar a atenção sobre a protecção dos oceanos e do ecossistema.

Segundo Jorge Santos, neste momento, Cabo Verde tem vários programas de protecção do oceano e está associado a muitas plataformas digitais de exploração oceanográfica.

O ministro lembrou ainda que a economia azul em Cabo Verde já representa 19 por cento (%) do produto interno bruto e já é responsável por 15% do emprego. Daí, asseverou, a importância dessa regata que faz a promoção da economia azul que só desenvolve se o oceano for protegido. 

Segundo o coordenador do evento, Manfred Ramspacher, está é a 2.ª edição  da Globo 40, um evento que foi criado em 2022-2023, após a Covid-19, e que também passa por São Vicente pela segunda vez.

“Para nós, é uma etapa muito bonita, porque geograficamente fica no meio do Atlântico e isso nos permite fazer uma escala antes de ir à África do Sul e de ir para o Oceano Índico. A infraestrutura do porto e o calor cabo-verdiano fazem daqui um país que se leva no coração”, declarou.

Segundo a mesma fonte, a regata passa por São Vicente com um cariz solidário devido à tempestade Erin, que assolou a ilha a 11 de Agosto. Por isso, graças a um parceiro, trouxeram materiais escolares para oferecer a 1200 crianças.

“Simbolicamente, cada barco trouxe uma bagagem de 15 quilos e as entregamos à associação. Mas o mais importante vem por via aérea. Há três paletes de 800 quilos, que estão actualmente em Lisboa e que deverão chegar a Mindelo num voo da TAP”, informou.

Esta é a segunda edição da regata Globe 40 numa corrida ao redor do mundo, depois da primeira em julho de 2022. A regata chegou a Mindelo proveniente de Cádis, Espanha, e permanecerá nas águas cabo-verdianas até ao próximo dia 02 de Outubro, antes de seguir rumo à Ilha da Reunião.

A competição termina em Lorient, França, em Abril de 2026. O percurso teórico é de aproximadamente 30.000 milhas (55.560 quilómetros).

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar