São Miguel: Autarquia lança obras de reabilitação para melhorar condições de vida em Achada Pizarra e Manguinho

Inicio | Ambiente
São Miguel: Autarquia lança obras de reabilitação para melhorar condições de vida em Achada Pizarra e Manguinho
24/09/25 - 09:43 pm

Calheta, 24 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Miguel procedeu hoje ao acto público de consignação e arranque das obras para melhorar as condições de vida dos moradores das encostas de Achada Pizarra e Manguinho, um projecto orçado em 20 mil contos.

No evento, realizado em Achada Pizarra, o presidente da câmara, Herménio Fernandes, destacou que a cidade de São Miguel é hoje uma “referência” em Cabo Verde, reforçando que a prioridade da autarquia é servir as comunidades e criar condições para melhorar a vida dos munícipes.

O projecto contempla a reabilitação integral de Pizarra, visando garantir melhores condições de trânsito, transporte, comércio e habitabilidade.

O autarca afirmou que a localidade passará a ter a mesma valorização que outras comunidades do município, como Manguinho, Achada Batalha, Miranda, Ponta Verde e Achada Bolanha.

 

De acordo com Fernandes, a iniciativa, que tem a duração prevista de seis meses, vai contribuir para a valorização urbana, a melhoria da mobilidade, a segurança e a coesão social, assegurando mais dignidade aos moradores.

Da parte da comunidade, Angela Correia, uma das primeiras residentes da zona, afirmou que a obra representa a realização de um sonho, lembrando que no passado a área não dispunha de água, saneamento, iluminação ou arruamentos.

“Na época das chuvas a passagem não era fácil, mas as melhorias vão culminar com esta requalificação”, sublinhou.

Segundo a câmara, o acto marca o início de uma intervenção que pretende não apenas modernizar infraestruturas, mas também reduzir desigualdades e reforçar o desenvolvimento local no município de São Miguel.

O projecto está previsto para durar seis meses, com um custo estimado de 20 mil contos, com o financiamento da câmara municipal e a Cooperação Luxemburguesa, através do PNUD, no âmbito do Programa Conjunto para o Desenvolvimento Local.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar