São Miguel, 24 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, reagiu hoje às críticas do PAICV, garantindo que o concelho está a viver um período de crescimento, com investimentos em sectores como habitação, desporto, educação, requalificação urbana.
As declarações surgem na sequência do pronunciamento público da Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte, que, após dois dias de visita ao concelho, apontou fragilidades nas áreas da habitação, energia, desporto e educação, além de atrasos em obras e projectos.
Em reação, Herménio Fernandes, ou Meno como é conhecido, afirmou que o PAICV “procura palco político” e negou as acusações, destacando que a autarquia tem “um conjunto alargado de investimentos em curso”.
No sector do desporto, assegurou que estão em fase de reabilitação o Estádio Municipal da Kizomba e os estádios de Manguinho e Bolanha, com colocação de novas relvas e equipamentos.
Relativamente à habitação social, o autarca garantiu que São Miguel “é um dos municípios que mais tem reduzido a pobreza em Cabo Verde”, graças ao investimento em casas sociais, água potável, eletricidade, reabilitação de residências e construção de casas de banho para famílias carenciadas.
“Lançamos recentemente um programa de 70 casas de banho e vamos continuar a apoiar famílias em autoconstrução”, sublinhou.
Na área da educação, lembrou que o município conta com mais de 20 escolas do ensino básico e que as intervenções de reabilitação já estão na agenda do Governo, nomeadamente na Ribeira Principal.
“O ano lectivo arrancou com normalidade, com transporte escolar gratuito e jardins de infância em condições adequadas”, frisou.
Quanto à comunidade dos Rebelados, alvo de críticas do PAICV, assegurou que já foram realizados investimentos em água potável, energia eléctrica, vias de acesso, reabilitação de casas e apoio directo a famílias.
Entre outros investimentos, apontou a requalificação da Praia da Veneza, a conclusão do comando dos bombeiros e da polícia municipal em Baciú, bem como a requalificação urbana de Palmariginho.
“São Miguel tem hoje obras em todas as frentes e um município que avança com crescimento, inclusão e desenvolvimento. O povo reconhece e confia no trabalho da câmara”, concluiu o presidente, desvalorizando as críticas do PAICV.
DV/MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar