Nova Sintra, 23 Set (Inforpress)- Os pescadores e peixeiras de Lomba Tantum pedem, “com urgência”, o conserto do teleférico que se encontra avariado há mais de um ano e questionaram a ausência do Governo na Brava.
Em declarações aos jornalistas, depois do encontro realizado na segunda-feira entre os pescadores da comunidade e um inspector marítimo, o representante do grupo e presidente da Cooperativa dos Armadores, Pescadores e Peixeiras (CoopUnipesca), Anildo Baptista, realçou que já se passaram três anos que o ministro do Mar realizou a última visita à ilha.
Segundo o mesmo, ultimamente estava agendada uma data para a visita do representante do Governo à ilha que, no entanto, veio a ser cancelada e até hoje não foi remarcada.
Neste sentido, este responsável apelou à mais atenção das autoridades do Governo em relação à Brava, sabendo que o município tem estado a passar por várias dificuldades, no que tange a área da pesca.
“A situação mais crítica neste momento é que na localidade de Lomba Tamtum a área do pesqueiro tem estado a sofrer, isso tendo em conta que o teleférico se encontra avariado há um ano e dois meses, e desde então estamos à espera de uma intervenção do Ministério do Mar”, disse.
Informou, no entanto, que enquanto não se conserte o teleférico, os pescadores e peixeiras têm vindo a pagar 700 escudos para que alguém transporte uma banheira de pescado de Tamtum até a comunidade de Lomba.
“Esta é uma situação crítica e por isso estamos aqui a apelar, mais uma vez, ao conserto da máquina, o mais breve possível, que seria óptimo e uma grande vantagem para a comunidade”, concluiu.
Na reunião também foi abordada a questão de segurança marinha, actividades de apanha de isco dentro da baía com redes de cerco, entre outros assuntos.
DM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar