Cidade da Praia, 31 Jul (Inforpress) – O CEO da plataforma WAUW, Ricardo Rodrigues, disse hoje, na Praia, que essa plataforma é um projecto internacional que posiciona Cabo Verde como epicentro da criatividade, inovação e cultura africana no panorama global.
A plataforma WAUW – Where África Unites the World (onde a África une o mundo, em português) será apresentada, oficialmente, esta sexta-feira, 1.º de Agosto, na Sé Catedral da Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade.
Em conferência de imprensa, Ricardo Rodrigues revelou os objectivos estratégicos da plataforma, os parceiros envolvidos e as primeiras iniciativas a serem implementadas ao longo dos próximos anos.
“WAUW é muito mais do que um simples evento. É uma cimeira dedicada à indústria criativa africana, concebida para promover a união dos continentes africanos e da diáspora através da cultura, da arte, da inovação e da criatividade”, enalteceu Ricardo Rodrigues.
Segundo a mesma fonte, este projecto nasceu da colaboração entre entidades governamentais, sociedade civil, instituições culturais e parceiros nacionais e internacionais, com o intuito de criar uma nova narrativa para a África, baseada na força e na diversidade dos seus povos.
Ricardo Rodrigues ressaltou que Cabo Verde foi escolhido como palco de lançamento por seu ambiente estável, seguro e pela sua posição estratégica, que o tornam uma plataforma ideal para desenvolver e testar um modelo de negócio inovador ao longo de cinco anos, entre 2025 e 2030.
Esse modelo, conhecido como Business Blueprint (BBP), servirá para ajustar e aperfeiçoar as acções antes de serem exportadas para o resto do continente e para o mundo.
WAUW aposta numa abordagem transversal que abrange múltiplos subsectores da indústria criativa, incluindo música, dança, artes visuais, moda, comédia, eventos ao vivo e promoção cultural.
Ainda segundo o responsável pelo projecto, a plataforma pretende ser um espaço de encontro e debate para criativos de toda a África e da diáspora, incentivando a partilha de ideias, o fortalecimento das redes e o desenvolvimento de estratégias para o futuro da criatividade africana.
Além de destacar o potencial da indústria criativa, WAUW também tem como objectivo promover Cabo Verde no plano internacional, atraindo visitantes e investidores para o arquipélago e projectando a cultura cabo-verdiana como parte integrante da identidade africana global.
Ricardo Rodrigues frisou que o WAUW servirá como um chamado para a diáspora e o mundo conhecerem Cabo Verde.
Por isso, entre o 1.º de Dezembro e 04 de Janeiro acontecerá a “Cidade Criativa”, denominada WAUW City, com um orçamento de 3.975.000 euros.
“Estamos a falar de uma série de eventos: um país, Cabo Verde, 10 ilhas, 10 dias, 100 eventos e mais de 100 criativos reunidos no país para criar e pensar o futuro”, conclui.
A plataforma WAUW tem como promotores Ricardo Rodrigues, Waniciley Dias e Arsénio Baldé.
JBR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar