Cidade da Praia, 04 Set (Inforpress) – A TACV - Cabo Verde Airlines garantiu hoje a segurança das operações das duas aeronaves que registaram ocorrências no dia 31 de Agosto, destacando que são operadas por empresas internacionais com elevados padrões de manutenção e segurança.
Em comunicado oficial, a companhia aérea nacional explicou que o ATR 72-500 da lituana Jump Air e o Dash 8-300 da sul-africana CemAir foram contratados para assegurar as ligações interilhas em regime de ‘wet leasing’, que inclui tripulação, manutenção e seguro.
“Ambas as companhias são reconhecidas pelo seu compromisso com a segurança operacional (Safety), utilizando práticas de manutenção de primeiro mundo e passando por rigorosos processos de auditoria e certificações regulares”, lê-se na nota.
Segundo a companhia área nacional, a Jump Air, fundada em 2020, cumpre os regulamentos da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), enquanto a CemAir, criada em 2005, possui Certificados de Operador Aéreo e é uma operadora registada IOSA, o que garante “altos padrões de qualidade e segurança”.
No dia 31 de Agosto, o administrador executivo da TACV, Helder Cruz, já tinha informado sobre duas ocorrências operacionais em voos domésticos: um voo entre São Filipe e Praia e outro de São Vicente para Santiago. Ambas as aeronaves aterraram em segurança, o que levou à aplicação imediata dos planos de contingência da empresa.
A transportadora reiterou que a segurança dos passageiros e colaboradores é a sua "prioridade máxima”.
LT/CP
Inforpress/Fim
Partilhar