Mindelo, 30 Jul (Inforpress) – A ilha de São Vicente está a organizar-se para acolher uma etapa do circuito mundial de voleibol de praia, que deverá reunir 32 duplas de atletas de todo o mundo, entre 11 e 14 de Dezembro próximos.
Segundo o organizador do evento, Amílcar Graça, que falava hoje em conferência de imprensa no Mindelo, trata-se de um dos maiores desafios para a modalidade a nível nacional, com a finalidade de integrar a Volleyball World Beach Pro Tour.
“Terá 16 duplas masculinas e 16 duplas femininas que vão concorrer para ganhar pontos e estarem presentes no Mundial e nos jogos olímpicos”, explicou a mesma fonte, que adiantou que a ideia surgiu em concertação com o ministro do Desporto durante os Jogos Escolares, realizados no Mindelo, em Março último.
A intenção, acrescentou, é não só colocar Cabo Verde neste circuito, mas também dinamizar a economia de São Vicente, uma vez que todos os atletas e equipas de suporte custeiam as suas passagens, alimentação e estadia.
A organização local será responsável apenas pela parte técnica e da logística dos jogos.
Amílcar Graça garantiu que já tem a parceria da Câmara Municipal de São Vicente, do Ministério do Desporto e do Ministério do Mar, bem como do espaço Caravela, na Praia da Laginha, onde os jogos deverão ser realizados.
“Vários países da América do Sul concorrem para receber o circuito mundial de vólei de praia, porque dá uma imagem impressionante aos países, porque o evento tem transmissão directa e voleibol é a segunda modalidade mais vista no mundo”, sublinhou o promotor, para quem há todos os motivos para “colocar Cabo Verde, São Vicente, Monte Cara e Laginha no mundo inteiro”.
As inscrições para a participação no evento serão feitas através da Federação Internacional de Voleibol, o que deve acontecer a partir de 04 de Agosto.
A conferência de imprensa contou com o primeiro-vice-presidente da Confederação Africana de Voleibol, António Carlos Rodrigues, que disse que para a recepção desta etapa do circuito mundial exigirá um trabalho técnico na areia da Praia da Laginha e toda a organização será supervisionada por peritos internacionais da modalidade.
No entanto, António Rodrigues assegurou que as condições iniciais estão reunidas para São Vicente ser palco do evento.
Também presente na apresentação, o presidente da Associação Regional de Voleibol de São Vicente, Elton Spencer, considerou que a prova pode incentivar mais jovens a interessarem-se pela modalidade e contribuir para que atletas cabo-verdianos se especializem na vertente de vólei de praia.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar