Mindelo, 05 Set (Inforpress) – O Grupo Carnavalesco Cruzeiros do Norte realiza, no Mindelo, uma campanha de arrecadação de materiais escolares com a intenção de abarcar pelo menos 500 crianças das famílias afectadas pela tempestade Erin a 11 de Agosto.
O presidente do grupo, Jailson Juff, disse à Inforpress que já tinham por hábito fazer essa arrecadação no início dos anos lectivos para ajudar crianças carenciadas de Cruz João Évora, Fonte Inês e Espia, mas agora pretendem alargar ainda mais.
A intenção é ajudar, segundo a mesma fonte, as famílias afectadas pelas chuvas, o máximo possível.
O presidente dos Cruzeiros do Norte explicou que ainda os donativos estão sendo feitos de forma tímida, mas contam impulsionar a campanha com uma actividade musical no dia 27, em estilo de roda de samba, cujo bilhete de entrada será em kits escolares.
O espectáculo, ajuntou, já está a ser organizado com contactos com os artistas e lugares para a sua realização.
“Existem muitas crianças que precisam de nós e nós contamos com o apoio da população de São Vicente”, ressaltou Jailson Juff.
Entretanto, conforme a mesma fonte, o grupo também se encontra nos preparativos para o Carnaval 2026, que, a seu ver, “mais do que nunca precisa acontecer para ajudar a movimentar a economia da ilha”.
“Vamos fazer um esforço para o colocar na rua e dar uma alegria à população”, considerou Jailson Juff.
A tempestade Erin, ocorrida na madrugada do dia 11 de Agosto, inundou bairros, destruiu estradas e estabelecimentos comerciais, afectou o abastecimento de energia e água e provocou nove mortos, havendo ainda duas pessoas desaparecidas e vários desalojados.
Na sequência, o Governo decretou situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos concelhos de São Nicolau, igualmente afectados pela tempestade.
Foi aprovado um plano de resposta com apoios de emergência às famílias e actividades económicas, incluindo linhas de crédito bonificadas e verbas a fundo perdido, financiadas pelo Fundo Nacional de Emergência e pelo Fundo Soberano de Emergência, criado em 2019.
Isto para além de medidas emergenciais aplicadas pela Câmara Municipal de São Vicente para apoiar especialmente os comerciantes.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar