João Teves, 10 Ago (Inforpress) – O padre Evandro da Moura destacou, hoje, a importância de exercer a fé com humildade e de ser um bom servo, seguindo o exemplo de São Lourenço, que enfrentou o seu martírio com esperança e humor.
O sacerdote fez este apelo durante a homilia na celebração Eucarística em honra ao santo padroeiro e ressaltou que a palavra de Deus oferece ensinamentos valiosos.
Segundo este religioso, Deus é comunicativo, sempre falando ao coração do homem e esta é a prova de que o homem foi criado para algo grandioso, mas que muitas vezes se perde na busca por títulos, prestígio e auto-realização sem Deus.
“Celebrar os santos é uma expressão do amor de Deus na vida do homem, um amor tão forte que atravessa séculos”, afirmou o padre.
Ele relembrou ainda que São Lourenço, administrador dos bens da Igreja de Roma, encarou o seu martírio com humor, pois tinha esperança firme em Cristo e desejava estar com o Senhor, morrendo aos 33 anos, mesma idade de Jesus Cristo.
O sacerdote convidou os fiéis a reflectirem sobre os dois verbos do Evangelho de hoje: esperar e vigiar.
“Assim como São Lourenço, que administrou com responsabilidade, amor e abnegação, os cristãos são chamados a agir com dedicação, defendendo os interesses do próximo e exercendo a sua fé com acções concretas”, disse.
O padre Evandro destacou que a verdadeira administração é movida pelo amor e que muitas vezes há uma perda desse sentimento na busca pelo poder.
Portanto, reforçou que é “fundamental” amar a missão confiada a cada um e manter-se vigilante, sempre atentos à presença de Cristo nas nossas vidas.
O padre também reforçou que os pobres têm um significado especial para Deus e que os cristãos devem actuar como o Bom Samaritano, ajudando ao próximo de forma concreta, não apenas a assistir às missas, mas a viver, efectivamente, os ensinamentos de Jesus.
Durante a celebração, fiéis de diferentes lugares manifestaram as suas orações e pedidos, com centralidade, paz, paciência e saúde, reforçando a mensagem de que, com Deus, é possível alcançar os objectivos.
Nesta celebração, reforçou o convite à reflexão, à prática do amor e ao compromisso com o próximo, valores essenciais para uma fé activa e transformadora.
MC/HF
Inforpress/Fim
(ALTEROU-SE O NOME DO PADRE PARA "EVANDRO" EM VEZ DE "EDSON")
Partilhar