Ribeira Grande, 10 Ago (Inforpress) – O bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, pediu hoje aos casais de Cabo Verde para partilharem a vida em profundidade e para aguentarem os momentos difíceis.
Dom Ildo Fortes disse, em declarações à Inforpress, após presidir à missa que marcou o encerramento do sétimo encontro nacional das Equipas de Nossa Senhora (ENS), realizado sábado e domingo (09 e 10), no Pavilhão David Fortes, na Ribeira Grande, que é importante reconhecer na vida do casal que Deus está sempre presente.
“Um casal cristão não se aguenta sem palavras, sem oração, sem a eucaristia e a força da comunidade”, disse.
Dom Ildo Fortes afirmou que fazer parte das ENS “é algo muito bom” porque existem muitas equipas que se encontram para partilhar a vida em profundidade, conhecer-se e interessar-se uns pelos outros, suportando e aguentando os momentos difíceis.
Considerou, também, que um casal que faz parte das ENS tem um apoio fundamental para a vida.
Revelou, ainda, que apesar dos problemas do mundo de hoje na vida não faltam oportunidades de estarmos juntos em muitas coisas, mas “às vezes estamos juntos sem nos encontrarmos”.
Por fim, avaliou o sétimo Encontro Nacional das Equipas de Nossa Senhora como extremamente positivo, graças a alegria das pessoas de Santo Antão que se disponibilizaram para receber várias famílias com o denominado “Gósói” (acolhimento), mas lamentou dificuldades de comparência de outras famílias que não puderam viajar para Santo Antão por causa dos problemas de transporte existente inter-ilhas.
Durante o sétimo encontro das ENS debateram-se vários painéis: “A caminho de Emaús – Caminhando com Cristo na vida conjugal, Peregrinos da Esperança – O Chamado do Casal Cristão, Peregrinação e Espiritualidade Conjugal – Um Caminho a Dois com Jesus”, um dos quais sob a responsabilidade do próprio Dom Ildo Fortes.
As Equipas de Nossa Senhora da Região Cabo Verde, surgiram em 2006 e hoje, em todas as ilhas do arquipélago, existem 122 equipas, 740 casais, 59 padres que acompanham as equipas e 22 acompanhantes espirituais que são diáconos e irmãs.
Para os próximos quatro anos, a liderança das Equipas de Nossa Senhora em Cabo Verde (ENS) passa a ser do casal da ilha de São Vicente, Eunísia e José Carlos Neves, sucedendo ao casal Luísa e Júlio Martins.
EL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar