
São Filipe, 15 Nov (Inforpress) - O Tribunal da comarca de São Filipe condenou na sexta-feira três indivíduos a dois anos e meio de prisão efectiva por tráfico de drogas.
Os três indivíduos, uma mulher de 67 anos, o seu companheiro de 54 e um homem de 33 anos, que se encontravam em prisão preventiva desde Junho indiciados pela prática de um crime de tráfico de droga de alto risco, viram na sequência do julgamento o tribunal a requalificar a acusação de tráfico de drogas de alto risco para tráfico de drogas.
De acordo com o juízo, o casal e o outro indivíduo comercializavam drogas adquiridas na Cidade da Praia e as vendiam a jovens em situação de vulnerabilidade social e mental.
Já o homem de 33 anos, segundo o tribunal, integrava o esquema, foi apanhado na posse de produtos ilícitos durante as diligências policiais.
O caso remonta a Junho deste ano e na sequência de buscas domiciliares foram apreendidos diversos materiais relacionados com o tráfico, nomeadamente várias bolsas contendo cannabis, saquetas para condicionamento de drogas, drogas preparados para a venda e consumo, telemóveis e uma certa quantia em dinheiro (escudos cabo-verdianos e dólares americanos).
Os exames laboratoriais confirmaram que os produtos apreendidos eram cannabis e cannabis misturada com haxixe.
Além da pena aplicada, o tribunal declarou perdidos a favor do Estado todos os bens e valores apreendidos, determinando também a destruição da droga recolhida durante a investigação.
Apesar de a mulher de 67 anos e o homem de 33 não possuírem antecedentes criminais, e da idade avançada do homem de 54 anos, o tribunal entendeu que as circunstâncias do caso exigiam uma resposta firme.
Segundo a decisão, a grande circulação de droga na ilha e a necessidade de combatê-la de forma exemplar justificam a aplicação de penas de prisão efectiva aos três condenados.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar