São Vicente: Ministério da Saúde instaura processos disciplinares a três profissionais

Inicio | Sociedade
São Vicente: Ministério da Saúde instaura processos disciplinares a três profissionais
15/11/25 - 12:55 pm

Mindelo, 15 Nov (Inforpress) - O Ministério da Saúde informou hoje que abriu processos disciplinares a três profissionais de saúde após uma denúncia sobre o atendimento a um paciente que, alegadamente, sofreu uma queda na Ribeira Grande, em Santo Antão.

De acordo com o comunicado do Ministério da Saúde, foi feita uma denúncia pública nas redes sociais relativa a uma ocorrência registada no Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, envolvendo um paciente do sexo masculino, vítima de presumível queda acidental na via pública, no dia 13 de Outubro de 2025, na Ribeira Grande de Santo Antão.

O paciente, refere o mesmo comunicado, teria sido atendido inicialmente no Hospital Regional João Morais (HRJM) e, posteriormente, transferido para o Hospital Dr. Baptista de Sousa para cuidados diferenciados.

Conforme a mesma fonte, “atendendo à sensibilidade dos factos e à necessidade de um apuramento rigoroso das circunstâncias e eventuais responsabilidades, foi determinada a abertura de um processo de inquérito abrangendo ambas as estruturas de saúde envolvidas”.

Clarificou que o possesso teve o objectivo de “preservar a integridade profissional, a transparência institucional e a qualidade dos cuidados de saúde prestados”.

Concluída a instrução do referido processo, acrescentou o Ministério da Saúde, verificou-se que os factos são susceptíveis de constituir infracção disciplinar, razão pela qual foi determinada a abertura de processos disciplinares a três profissionais envolvidos.

A denúncia do caso foi feita nas redes sociais por uma irmã do paciente, que acusou as urgências do Hospital Baptista de Sousa de “negligência”, de dar “tratamento inadequado” à vítima, de tê-lo “suturado de forma inexplicável” e “sem anestesia”, administrando-lhe apenas “paracetamol” e “amoxicilina”.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar