Santo Antão: Inauguração do espaço Sinodal marca encerramento do Ano Jubilar

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Inauguração do espaço Sinodal marca encerramento do Ano Jubilar
04/01/26 - 10:48 am

Ribeira Grande, 04 Jan (Inforpress) – A inauguração do Espaço Sinodal, no Centro Paroquial de Nossa Senhora do Rosário, Ribeira Grande, assinala o encerramento do Ano Jubilar na vigararia de Santo Antão, iniciado a 17 de Janeiro do ano passado.

Em declarações à Inforpress, o padre Bernardino Monteiro explicou que este momento representa o culminar de um percurso espiritual e pastoral vivido “intensamente” ao longo de um ano, que classificou como “um tempo de graça, bênção e profunda participação comunitária”.

Segundo explicou, ao longo do ano realizaram-se várias peregrinações de grupos paroquiais, nomeadamente de Nossa Senhora do Rosário e de outras paróquias da ilha, bem como jubileus dedicados a diferentes sectores da sociedade, entre os quais crianças, famílias, idosos, professores, Polícia Nacional, agentes prisionais, bombeiros, sindicatos e advogados.

“O objectivo foi mobilizar não apenas aqueles que já frequentam habitualmente a igreja, mas também criar uma dinâmica mais ampla, envolvendo instituições e diferentes grupos sociais neste caminho jubilar”, salientou.

Relativamente ao novo Espaço Sinodal, localizado no Centro Paroquial de Nossa Senhora do Rosário, o pároco sublinhou que se trata de “um símbolo concreto da caminhada conjunta da Igreja”, reforçando a escuta, a comunhão e a participação activa dos fiéis na vida pastoral da vigararia.

“Hoje, terá lugar uma celebração eucarística na Igreja Jubilar, seguida de uma procissão que culminará com a inauguração do Espaço Sinodal, concebido para materializar e deixar uma marca física deste Ano Jubilar”, explicou.

De acordo com o padre Bernardino, o Espaço Sinodal será um local destinado à realização de diversas actividades pastorais e comunitárias, enquadrando-se na implementação de um novo ciclo da Igreja, centrado na sinodalidade, assente nos princípios da comunhão, da participação e da missão.

O Ano Jubilar foi proclamado pelo saudoso Papa Francisco, teve início a 24 de Dezembro do ano passado e, nas dioceses, a 29 de Dezembro, na Festa da Sagrada Família.

O encerramento geral aconteceu no dia 28 de Dezembro, mas em Santo Antão é assinalado hoje, dia 04 de Janeiro.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar