Djam Neguin apresenta residência de criação artística esta quinta-feira em Luanda

Inicio | Cultura
Djam Neguin apresenta residência de criação artística esta quinta-feira em Luanda
17/12/25 - 10:00 am

Cidade da Praia, 17 Dez (Inforpress) – O artista cabo-verdiano Djam Neguin apresenta esta quinta-feira, uma residência de criação artística e espetáculo AMI.LCAR, fruta da criação do próprio artista no  Centro Cultural Português (CCP) em Luanda.

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, o evento que é destinado a artistas da dança e do teatro, recebeu dezenas de candidaturas, reflectindo o forte interesse da comunidade artística local.

Após um processo de selecção, foram escolhidos 22 artistas, que participaram num percurso intensivo de criação colectiva orientado por Djam Neguin.

Ao longo de três dias, o trabalho desenvolve-se a partir de práticas de improvisação, composição, presença e dramaturgia corporal, cruzando dança, teatro e performance.

O processo culmina numa apresentação pública no dia 18, às 18:00, no Camões – Centro Cultural Português, aberta ao público.

No mesmo dia, o CCP Luanda apresenta o espetáculo AMI.LCAR, criação de Djam Neguin, inspirada na vida, no pensamento e no legado de Amílcar Cabral, figura central das lutas de libertação da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

AMI.LCAR propõe uma leitura contemporânea, crítica e sensorial do pensamento de Cabral, abordando temas como a emancipação, a identidade africana, a ecologia, a justiça social e a responsabilidade histórica.

A obra, explicou Djam Neguin, constrói uma ficção performativa a partir de episódios reais da vida de Cabral, transpondo-os para um espaço cénico onde o corpo, a imagem, o som, a palavra e os dispositivos tecnológicos se cruzam.

Entre dança, performance, vídeo, luz, voz e dispositivos multimédia, o espetáculo questiona o humano e o pós-humano, convocando o público a reflectir sobre o que significa revisitar Amílcar Cabral no século XXI e sobre como o seu pensamento permanece actual e urgente.

Djam Neguin é o director do Festival Internacional Kontornu e apresenta o seu trabalho em diversos contextos internacionais na Europa, África e América Latina, afirmando uma linguagem artística marcada pela imaginação crítica, radicalidade estética e compromisso com o pensamento contemporâneo.

LT/CP

Inforpress/Fim

Partilhar