São Vicente: Escola de Atletismo Dimaz organiza terceira edição da prova “São Silvestrinha”

Inicio | Desporto
São Vicente: Escola de Atletismo Dimaz organiza terceira edição da prova “São Silvestrinha”
18/12/25 - 10:00 am

Mindelo, 18 Dez (Inforpress) – A Escola de Atletismo Dimaz (EAD) promove, no dia 30 de Dezembro, a 3.ª edição da prova de atletismo “São Silvestrinha”, em São Vicente, destinada a crianças dos cinco anos até jovens com 18 anos.

À Inforpress, o responsável da escola, Ary Dimas, explicou que o objectivo é levar as crianças e adolescentes dos bairros periféricos, das associações de carácter social e das escolas primárias e secundárias à prática da actividade física, bem como descobrir novos talentos para a modalidade.

A mesma fonte indicou as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio dia e a concentração será às 08:30, na Rua de Lisboa.

Haverá primeiro uma prova com partida da Laginha até à Rua de Lisboa, destinada a jovens dos 14 aos 18 anos, e,a seguir, outra prova para os benjamins até aos juniores, igualmente na Rua de Lisboa.

Segundo Ary Dimas, esta iniciativa é uma forma de dinamizar a ilha, trabalhando simultaneamente a vertente desportiva e socioeducativa, em articulação com instituições escolares e centros que acolhem crianças.

Neste sentido, espera contar com a participação de cerca de 200 crianças e adolescentes das escolas de ensino básico e secundário de São Vicente, de centros como Nhô Djunga e Orlandina Fortes, na Ribeirinha, do Centro de Acolhimento de Crianças com Vulnerabilidades Especiais em Chã de Alecrim, dos Centros de Dia de São Vicente e com crianças e adolescentes, através de inscrições feitas pelos pais e encarregados de educação.

Neste sentido, segundo Ary Dimas, decorre uma campanha de angariação de fundos, acessível através da sua página no Facebook, com o objectivo de adquirir materiais, equipamentos e prémios a serem distribuídos aos participantes.

A Escola de Atletismo Dimaz (EAD), sediada em São Vicente, é uma iniciativa criada em 2021 pelo antigo atleta cabo-verdiano Ary Dimas.

Visa formar jovens atletas, incluindo pessoas com deficiência, nas várias modalidades do atletismo, oferecendo treino gratuito com monitores qualificados, com o objectivo de desenvolver talentos locais e projectá-los internacionalmente.

CD/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar