
Cidade da Praia, 18 Dez (Inforpress) – O Ministério da Saúde recebe hoje do Japão um conjunto de equipamentos para reforçar o serviço da telemedicina no valor de 240 mil contos.
O donativo, no âmbito do projecto “Reestruturação do Serviço Nacional de Telemedicina” do Governo de Cabo Verde, apresentado ao Japão em 2021, acontece ao abrigo da cooperação bilateral entre o Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Saúde, e o Governo do Japão.
Consta dos equipamentos a serem entregues 24 aparelhos/carros de telemedicina, 24 equipamentos de videoconferência e dois microscópios digitais.
Com a implementação deste projecto, que já se encontra na sua fase final, segundo nota de imprensa, o Ministério da Saúde está a modernizar o programa de telemedicina e integrá-lo ao Sistema de Informação Sanitária.
Ainda de acordo com a mesma nota, a instalação destes equipamentos está em curso, sendo que os 22 municípios do país passam a ter pelo menos uma estrutura de saúde completamente equipados com equipamentos de telemedicina, incluindo a instalação de mais equipamentos de videoconferência, visando que em tempo real as estruturas possam comunicar e trocar experiências interna e externa.
A doação do Japão contempla mais dois microscópios digitais, instalados nos dois hospitais centrais que irão permitir a digitalização de todos os processos/laminas nos serviços de Anatomia Patológica.
Em termos práticos, os resultados esperados com este projecto é a conexão de todos os centros de saúde, através da Telemedicina, um melhor acesso aos cuidados especializados de saúde facilitados, através da Telemedicina, a melhoria contínua da formação dos profissionais de saúde, redução das evacuações internas para consultas de especialidades e melhoria das respostas do SNS.
O acto de entrega, que acontece esta tarde, vai ser rubricado pelo ministro da Saúde, Jorge Figueiredo e pelo embaixador do Japão, a residir em Dakar, Akamatsu Takeshi.
PC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar