Mindelo, 07 Abr (Inforpress) – A Delegacia de Saúde de São Vicente monopolizou hoje a principal rua da cidade do Mindelo, a Rua de Lisboa, com a segunda edição do Festival de Saúde que pretende consciencializar a população sobre cuidados.
A intenção do evento, conforme o delegado de Saúde, Elísio Silva, avançou à imprensa, é também assinalar o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje.
Neste sentido, juntaram no mesmo local todas as estruturas do sector na ilha, desde a delegacia, centros, clínicas privadas, salões de estética, restaurantes e ainda música, dança e desporto.
Um “festival transversal” não só dedicado à gravidez e nascimento, tema destacado pelo Dia Mundial, mas também às várias especialidades e cuidados preventivos.
Elísio Silva, que se regozijou pela adesão logo nas primeiras horas do evento, assegurou ser a oportunidade de passar informações e consciencializar a população sobre diversas problemáticas.
Interpelado sobre o impacto, a mesma fonte remeteu para o facto de ser possível atingir, com a iniciativa, um grupo grande da população e investigar como está em termos de saúde.
Algo comprovado por utentes entrevistados pela Inforpress, tal como Olavo dos Santos que disse ser uma chance de saber da sua saúde, sem esperar muito e sem ter de pagar dinheiro.
Por seu lado, Valdir Pires, que procurava pelo atendimento na área da cardiologia, considerou ser uma “iniciativa boa” para ajudar a sociedade a ter acesso a esse “bem essencial” e ainda numa ilha onde “há muitas pessoas sem condições”.
Filomena Miranda exortou as autoridades a repetirem o evento mais vezes e assim a permitirem conhecer melhor o seu estado de saúde.
Para além dos stands, o festival, agendado até ao final do dia de hoje, tem na agenda desfile temático, momento cultural de teatro e poesia, ‘flash mob’ “Vida nova” com dança e música, actividades físicas e vários outros momentos.
A primeira edição do Festival de Saúde aconteceu no ano de 2017.
O Dia Mundial da Saúde é assinalado hoje sob o tema central definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de “Começos saudáveis, futuros esperançosos”, como foco nos cuidados materno e neonatal.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar