
Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) - O presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) da Praia considerou hoje ser necessária a criação de nova base de dados para optimizar o processo de gestão de dados e garantir maior eficácia nas operações da comissão.
Manuel Teixeira, que assumiu a liderança da CRE-Praia em Outubro de 2025, disse à Inforpress que o investimento numa nova base de dados é um “passo essencial” para modernizar o sistema actual e assegurar a integridade do processo eleitoral.
Segundo o responsável, nesta base de dados actual estão inscritas as pessoas que já emigraram por muito tempo e que nunca exerceram o seu direito de voto em Cabo Verde, para além de pessoas que já faleceram e que ainda estão nos cadernos eleitorais.
“É preciso ter uma base de dados mais realista em Cabo Verde porque com uma base de dados mais realista até o problema de abstenção pode reduzir-se”, observou.
Relativamente à abstenção, advertiu que embora a missão da CRE seja inscrever os cidadãos, clarificou que o combate à abstenção nas urnas é uma “responsabilidade partilhada”.
“Cabe aos partidos políticos entrarem no terreno para convencerem as pessoas a irem às urnas”, considerou.
O presidente da CRE-Praia aproveitou para apelar aos partidos políticos para sensibilizarem os seus simpatizantes a recensearem-se onde residem efectivamente, para evitar deslocações às ilhas de origem durante os períodos eleitorais.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar