
Mindelo, 12 Fev (Inforpress) – O oftalmologista cubano e residente em São Vicente Israel Martinez apresentou hoje ao público, no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), a sua exposição “Sobre o caminho”, que retrata os sentimentos humanos em pinturas.
Acostumado a cuidar da visão de seus pacientes, o oftalmologista revela agora uma outra forma de enxergar o mundo, por meio da pintura.
Em sua nova exposição, o médico-artista retrata emoções humanas em telas marcadas por cores intensas e expressões profundas, assim como descreveu o mesmo à Inforpress.
“Como o nome indica, é sobre um caminho, não tenta julgar, simplesmente são emoções humanas, emoções que partem de uma ideia pessoal que se projecta em eventos mais universais”, esclareceu.
Uma mostra que, conforme a mesma fonte, tem por objectivo fazer com que as pessoas se sintam identificadas e consigam entender e desfrutar do caminho retratado em 12 quadros “extremamente simbólicos”.
“Estão representadas aqui emoções como a solidão, como os medos, quase tudo a partir de eventos acontecidos na minha vida, mas que vinculam a pessoas que estão neste percurso junto a mim”, clarificou Israel Martinez.
Entretanto, o artista-oftalmologista quer que a interpretação final seja feita pelo público, disposto a ver que um percurso “não é princípio, não é final, se estende até o fim, até o fim da vida”.
Israel Martinez afirma-se “um tanto ou quanto autodidacta” na questão da pintura, embora seja uma arte que carrega em si há muito tempo.
“Venho de uma família de artistas, minha mãe que tem actualmente 82 anos é uma artista-pintora, tenho um filho que é escultor, que é artista também, pronto, isso está na família”, regozijou-se.
A mostra “Sobre o caminho” deverá estar patente no CNAD, no Mindelo, por mais de um mês e, conforme afirmou na inauguração o director do centro, Artur Marçal, marca a abertura da temporada de exposições.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar