Praia: Jovens de várias escolas secundárias participam na primeira Sessão da Assembleia Municipal Jovem

Inicio | Política
Praia: Jovens de várias escolas secundárias participam na primeira Sessão da Assembleia Municipal Jovem
12/02/26 - 05:09 pm

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) – Centenas de estudantes de várias escolas secundárias da cidade da Praia participaram hoje na primeira edição da Sessão da Assembleia Municipal Jovem, promovida pela Assembleia Municipal da Praia, evento que decorre durante a tarde na Biblioteca Nacional.

Em declarações à Inforpress, a presidente da Assembleia Municipal da Praia, Clara Marques, explicou que a iniciativa reúne estudantes delegados de diversas escolas secundárias do município, num exercício de participação cívica e educação para a cidadania, proporcionando aos jovens a experiência do funcionamento de um órgão deliberativo local.

Segundo a mesma fonte, o evento tem como propósito promover os valores da cidadania e da participação activa no município da Praia, além de motivar e desenvolver, nos jovens, competências para o exercício de uma cidadania activa e responsável, bem como reforçar o conhecimento sobre as actividades do poder local.

Durante a sessão, os estudantes debatem temas relevantes para o desenvolvimento da cidade, apresentam propostas e simulam os procedimentos de uma Assembleia Municipal.

“A Assembleia Municipal Jovem constitui um espaço de aprendizagem democrática, de promoção do espírito crítico e de incentivo ao envolvimento da juventude nos assuntos públicos”, afirmou Clara Marques, destacando a contribuição da iniciativa para a formação de cidadãos mais conscientes, participativos e comprometidos com o futuro do município.

Aquela responsável sublinhou que o projecto vinha sendo idealizado há algum tempo, com o objectivo de promover a cidadania e a participação activa dos jovens, contribuindo para que estejam mais atentos ao contexto social em que se inserem.

Clara Marques reconheceu a existência de iliteracia política, tanto entre jovens como adultos, defendendo que iniciativas do género permitem um melhor conhecimento sobre o funcionamento do poder local e preparam os cidadãos para futuras funções de liderança no futuro.

A presidente da Assembleia Municipal da Praia avançou ainda que convidou os presidentes das assembleias municipais dos 22 municípios do país a replicarem a actividade, considerando que a sua implementação a nível nacional poderá ter “maior impacto” no desenvolvimento do poder local em Cabo Verde.

Defendeu igualmente a descentralização da iniciativa, de forma a abranger não apenas estudantes, mas também jovens das comunidades e bairros da capital, permitindo-lhes conhecer melhor as competências da Assembleia Municipal e o funcionamento das sessões plenárias.

Avançou que no final desta primeira edição será elaborado um relatório com as propostas aprovadas, que poderão contribuir para o desenvolvimento do município em diversas áreas.

O representante da Escola Secundária Constantino Semedo, Márcio Baessa, considerou a participação dos jovens no debate “muito importante” para compreender melhor os mecanismos do Estado e incentivar uma intervenção activa na sociedade.

Segundo o estudante, a iniciativa contribui para desmistificar o funcionamento de órgãos como a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal, permitindo à juventude ter uma voz mais activa na elaboração e implementação de projectos.

Márcio Baessa informou que, durante o evento, será apresentado o projecto “Move”, que propõe a criação de um espaço físico dedicado a formações intensivas, com duração de um a três meses, na área da tecnologia, a decorrer durante ou após o período escolar.

Por sua vez, Marco Lopes, da Escola Secundária Domingos Ramos, considerou a participação de dez escolas secundárias do município como “fundamental” para a apresentação de sugestões visando a melhoria da cidade da Praia.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar