Portugal: Unidade de alojamento para acolher doentes transferidos de Cabo Verde inaugurada a 08 de Setembro

Inicio | Sociedade
Portugal: Unidade de alojamento para acolher doentes transferidos de Cabo Verde inaugurada a 08 de Setembro
05/09/25 - 02:18 pm

Lisboa, 05 Set (Inforpress) – A unidade de alojamento destinada a acolher doentes do Sistema de Protecção Social Obrigatória transferidos de Cabo Verde para tratamento médico em Portugal, vai ser inaugurada na próxima segunda-feira, 08, anunciou hoje o INPS em nota de imprensa.

Segundo o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) todas as condições já estão criadas para que a unidade, instalada no antigo edifício do Centro de Acolhimento de Doentes Evacuados (CADE), em Prior Velho (Portugal), entre em funcionamento pleno após a sua inauguração.

“A inauguração do novo CADE, representa, um marco de grande relevância social e institucional, reforçando os laços históricos de cooperação entre Cabo Verde e Portugal no domínio da saúde, iniciados com acordo de 1976, traduzindo-se num investimento concreto para melhores condições de acolhimento, dignidade e segurança para todos os doentes evacuados”, refere o INPS.

O espaço, que foi remodelado e modernizado, conta com 23 quartos duplos, com capacidade para alojar até 46 pessoas, proporcionando melhores condições de estadia e dignidade aos beneficiários, segundo disse à Inforpress o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, aquando da sua visita ao antigo CADE em Junho.

O espaço, segundo ele, vai ser gerido pela Embaixada de Cabo Verde, no quadro de um protocolo de cooperação já assinado com o INPS.

Acrescentou ainda que com o referido protocolo com regras e critérios “bem definidos” pretendem continuar a trabalhar para que todas as pessoas que “infelizmente” têm que sair do país tenham as melhores condições possíveis de alojamento e assistência.

A cerimónia agendada para as 15:00 locais, vai ser presidida pelo também ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, na presença do presidente da Comissão Executiva do INPS, e representante da Embaixada de Cabo Verde.

FM/CP
Inforpress/Fim

Partilhar