Lisboa, 05 Ago (Inforpress) – Um grupo de 14 professores do agrupamento VI da Praia, Cabo Verde, está desde sábado, 02, no município da Praia da Vitória, Açores (Portugal), no âmbito de um intercâmbio cultural, apurou hoje a Inforpress.
O grupo integra professores das disciplinas de Ciências da Terra e da Vida, Matemática, Língua Portuguesa, Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), Educação Artística e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).
A subdirectora para assuntos da inclusão social e promoção da cidadania do agrupamento VI da Praia, Jenice Barreto, disse à Inforpress que este intercâmbio é a realização de um sonho que só foi possível graças à Associação Fidjus de Cabral, que tem um protocolo com aquele município açoriano.
Durante a estadia de 10 dias, os docentes cabo-verdianos pretendem beber da experiência da ilha Terceira, nomeadamente, no saneamento, organização e reciclagem de lixo para levar esses conhecimentos aos seus alunos e, quiçá, para outras pessoas.
Além de participar nas actividades culturais das Festas da Praia da Vitória, que decorrem de 01 a 11 de Agosto, a responsável avançou que vão visitar o edifício dos Paços dos Concelho da Praia da Vitória, lugares turísticos e a Escola Profissional da Praia da Vitória (EPPV).
Jenice Barreto fez saber ainda que o grupo tem ajudado no “Restaurante de Cabo Verde”, na Feira da Gastronomia do Atlântico, onde têm servido sabores típicos, como cachupa rica, feijoada com xerém e bife de atum fresco com cebolada.
No stand, que é um dos pontos mais concorridos, é servido também peixe frito à moda cabo-verdiana, carne de porco com “totoku” (massa de milho), carne de vaca estufada com “totoku” e caldo de peixe fresco à moda cabo-verdiana.
De entre as actividades que os docentes já participaram, destacou a participação no “show” da artista cabo-verdiana Soraia Ramos e na corrida de toiros, que segundo ela, foi uma “experiência boa”, tendo em conta que é a primeira vez que assistiram a um evento do tipo.
FM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar