Porto Novo, 05 Ago (Inforpress) – O projecto sobre sistemas agroflorestais em Santo Antão, que decorre até finais deste ano, tem permitido o restauro de ecossistemas naturais em algumas localidades do município do Porto Novo, conforme constatou a Inforpress.
Os planaltos Leste e Norte e a zona da Casa de Meio receberam, ultimamente, acções de restauro de ecossistemas naturais que consistem em recuperar áreas degradadas, recorrendo a diversas técnicas, como a gestão de árvores (podas, remoção), controle de espécies invasoras e plantações.
A construção de valas e banquetas para a retenção de solo e água, a recolha de resíduos sólidos existentes e o uso de hidrogel bio retentor de água no solo são outras técnicas que têm sido utilizadas.
Em implementação desde o ano transacto, este projecto tem permitido ainda a implementação de outras acções, como a criação de campos experimentais de técnicas sobre a agroecologia e do eco-espaço.
O projeto sobre s𝗶𝘀𝘁𝗲𝗺𝗮𝘀 a𝗴𝗿𝗼𝗳𝗹𝗼𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮𝗶𝘀, co-financiado pela cooperação portuguesa, através do Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, e do programa de pequenas subvenções das Nações Unidas “The Small Grants Programme”.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar