Tarrafal, 05 Ago (Inforpress) – A autarquia tarrafalense, em parceria com o Governo, tem a decorrer um projecto de fibragem de embarcações de pesca, com um investimento de cerca de dois milhões de escudos, para atingir a taxa total de botes fibrados no município.
Esta informação foi avançada hoje à imprensa pelo vereador responsável pelo pelouro da Economia Local, Inovação e Desenvolvimento Rural, Osvaldo Chantre, que explicou que esta iniciativa pretende fibrar 25 botes, distribuídos em diversas localidades do município, e atingir os 100 por cento (%) da taxa de embarcações fibradas.
Segundo o autarca, o projecto está em andamento por via de uma parceria com o Ministério do Mar, no âmbito do programa de desenvolvimento do sector da pesca.
“Desde o nosso primeiro mandato, identificámos mais de 40 botes sem fibragem e com os recursos da autarquia, conseguimos reduzir esse número, e agora estamos a avançar com a fibragem destas 25 embarcações em falta para atingir a taxa máxima e garantir maior segurança e eficiência na actividade pesqueira”, explicou Chantre.
O autarca destacou ainda a importância do projecto para a segurança dos pescadores, bem como os benefícios práticos, como a redução do consumo de combustível e do tempo de manutenção das embarcações.
Sobre a necessidade de melhorias na infraestrutura local, nomeadamente a construção de um arrastadouro na zona de Chão Bom, cuja ausência tem dificultado o embarque e desembarque das embarcações, Osvaldo Chantre relembrou que o primeiro-ministro anunciou, durante a socialização do projecto do cais de pesca do Tarrafal, que a localidade será contemplada com um arrastadouro.
Esta solução foi considerada urgente pelo autarca devido à falta de areia na orla, o que complica ainda mais as operações das embarcações de pesca no regresso da faina.
Este projecto de fibragem de botes representa um “avanço significativo” para o sector pesqueiro do Tarrafal, e vai contribuir para maior segurança, praticidade e sustentabilidade na actividade dos pescadores locais.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar