Portugal: Cabo-verdiano Luís Cardoso (CDU) eleito vereador na Câmara Municipal de Odemira

Inicio | Política
Portugal: Cabo-verdiano Luís Cardoso (CDU) eleito vereador na Câmara Municipal de Odemira
13/10/25 - 10:45 am

Lisboa, 13 Out (Inforpress) – O cabeça-de-lista da Coligação Democrática Unitária (CDU), Luís Cardoso, de origem cabo-verdiana, assegurou a reeleição para vereador na Câmara Municipal de Odemira, nas eleições autárquicas de domingo em Portugal.

Em declarações à Inforpress, Luís Cardoso, que chegou a Odemira em 1994 com 20 anos, hoje com 54 anos, lamentou o facto de a coligação de esquerda, formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista Os Verdes (PEV), que tinha dois vereadores em 2021 ter ficado com apenas um mandato.

“(…) Fiquei eleito vereador, mas as perspectivas não são as melhores em virtude da composição do executivo. Com toda a certeza [assumo a derrota], o resultado foi mau uma vez que perdemos um eleito, mas o nosso compromisso com os odemirenses continua inabalável”, afirmou o funcionário municipal e actual vereador sem pelouros pela CDU.

Também pela CDU, o cabo-verdiano Jakilson Pereira, natural de São Salvador do Mundo (Santiago), foi reeleito para a Assembleia da Junta de Freguesia de Águas Livres, e não foi eleito para Assembleia Municipal de Amadora.

Já para o Partido Social Democrata (PSD) concorreu o luso-cabo-verdiano José Manuel Moreno à Assembleia da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, no município de Sintra, ganha pelo Partido Socialista (PS).

Embora ainda faltem apurar resultados, o empresário no ramo da construção civil e escritor, que chegou a Portugal nos anos 80, que em principio não vai ser eleito, congratulou-se com o facto de o PSD ter ganho a Câmara Municipal de Sintra, onde vivem muitos cabo-verdianos.

Nestas eleições concorreram muitos cabo-verdianos com nacionalidade, e outros com residência e a aguardar pela nacionalidade integraram as listas de vários partidos, mas, a maioria estava em lugares inelegíveis

FM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar