Cidade da Praia, 20 Out (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, considerou hoje que a distinção “Governance Leadership Award”, que lhe foi atribuída pelo Rebranding Africa Forum (RAF), representa o reconhecimento da capacidade de Cabo Verde em promover o desenvolvimento sustentável.
Num comunicado a que a Inforpress teve acesso, o chefe de Estado, que recebeu o galardão atribuído pelo fórum internacional sediado em Bruxelas, disse que ser distinguido num espaço dedicado a reescrever a narrativa sobre o continente africano tem um “significado particular”, por confirmar que “é possível construir estabilidade e inclusão mesmo perante desafios históricos”.
O Presidente da República recebeu a distinção com gratidão e reiterou a consciência de que, na construção de um país mais justo e de uma África mais próspera, “a tarefa prossegue”.
José Maria Neves destacou que o prémio abrange não apenas a sua trajectória política, mas o empenho colectivo da sociedade civil, dos empresários e, em especial, da juventude cabo-verdiana, que considera uma força transformadora do país.
“Os jovens cabo-verdianos, criativos, mobilizados e exigentes são a força que nos desafia a modernizar o país e a pensar políticas que gerem oportunidades reais de emprego e de realização pessoal”, frisou, defendendo que são a eles que se dedicam muitos dos esforços.
O Presidente reiterou ainda a importância de os africanos “contarem as suas próprias histórias”, valorizando conquistas e partilhando soluções baseadas nas suas realidades.
Segundo disse, o prémio reafirma o papel de Cabo Verde como um “farol de boa governação” e inspira o país a continuar a contribuir para uma África mais próspera e justa.
A organização, por sua vez, realçou que a liderança do chefe de Estado “tem contribuído para a prosperidade e influência do seu país, ao mesmo tempo que personifica a capacidade de apoiar a África nos seus desafios contemporâneos”.
O Rebranding Africa Forum (RAF) sublinhou que este reconhecimento da carreira inspiradora de José Maria Neves gerou impacto significativo e impulsionou a transformação à escala continental.
O RAF, sediado em Bruxelas, é um evento de referência internacional dedicado à promoção de uma nova e positiva imagem de África.
Criado por Thierry Hot, o fórum reúne chefes de Estado, líderes empresariais, decisores e especialistas globais para debater inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável, funcionando como uma plataforma estratégica para a cooperação Sul-Sul e Norte-Sul.
LT/HF
Inforpress/Fim
Partilhar