Porto Novo: Autarquia admite necessidade de um corpo de bombeiros profissionais

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Autarquia admite necessidade de um corpo de bombeiros profissionais
25/10/25 - 11:57 am

Porto Novo, 25 Out (Inforpress) – O vereador do pelouro da Protecção Civil da Câmara Municipal do Porto Novo admitiu, sexta-feira, 24, a necessidade de este município dispor de um corpo de bombeiros profissionais, uma possibilidade que, avançou, está nos planos da autarquia.

Celso Medina, que falava no acto de empossamento do novo comando do Corpo do Bombeiros Voluntários do Porto Novo e dos novos órgãos sociais da associação humanitária dos bombeiros, avançou que este município, pelas suas exigências, já merece uma corporação a tempo inteiro.

Sem adiantar datas, o vereador assegurou aos “soldados da paz” que a câmara municipal vai trabalhar para que Porto Novo venha a ter, pelo menos, um núcleo de bombeiros profissionais para dar resposta, de imediato, às solicitações dos munícipes.

Para já, o que está decidido é a transformação das instalações da antiga oficina municipal no quartel dos bombeiros com vista a propiciar à instituição melhores condições de trabalho.

Trata-se de um projecto que pode avançar já em 2026, conjuntamente com outras medidas, quais sejam, a criação de um serviço de piquete durante 24 horas por dia, a aquisição de mais meios e formação para a corporação.

O comandante, Balbino Gomes, insistiu na ideia de que, passadas mais de duas décadas da criação do Corpo dos Bombeiros Voluntários do Porto Novo, este município já precisa de um núcleo de bombeiros profissionais.

O actual quartel dos bombeiros já não oferece as condições de trabalho, segundo este responsável, que exortou a edilidade porto-novense a avançar com o projecto do novo quartel para que a corporação possa exercer da melhor forma as suas funções.

A falta de meios, com destaque para uma ambulância, tem sido outra preocupação dos bombeiros voluntários do Porto Novo, que pretendem apostar, ainda, no recrutamento de jovens e na formação.

Criada há 21 anos, o Corpo de Bombeiros Voluntários do Porto Novo dispõe actualmente de cerca de 30 elementos.

JM/HF

Inforpress/Fim  

Partilhar