
Cidade da Praia, 25 Out (Inforpress) – O Corpo de Escutismo Católico de Cabo Verde (CEC-CV) enalteceu hoje o impacto positivo da Copa Futsal Escutista'2025, realizado no âmbito das comemorações dos 10 anos do Agrupamento Santa Mónica e dos 25 anos do CEC-CV.
Em declarações à Inforpress, a dirigente do Agrupamento Santa Mónica, Isa Cabral, afirmou que o torneio, cujo término está marcado para este domingo, 26, “inseriu-se nas comemorações do 10.º aniversário do agrupamento e do 25.º aniversário do CECC”, sublinhando que o desporto tem um papel essencial na formação dos jovens escuteiros.
“Como educamos para a escola da vida, o desporto é um pilar e uma forma de educar. Este momento é de partilha, fraternidade e espírito escutista, fortalecendo os laços entre agrupamentos”, declarou.
Isa Cabral realçou ainda que a iniciativa envolveu, não só, os escuteiros, mas também pais e encarregados de educação, promovendo a convivência entre os agrupamentos e o sentido comunitário e que o “desporto traz alegria, determinação e reforça a união entre os agrupamentos”.
Já o dirigente do Agrupamento São Francisco de Assis, Edilson Araújo, considerou o torneio “uma mais-valia para o escutismo”, destacando o convívio saudável e a oportunidade de cultivar valores como o respeito e o trabalho em equipa.
“O impacto é positivo porque chama os elementos a participarem, reforçando o espírito de grupo e a amizade entre os agrupamentos”, afirmou.
“Queremos fazer deste, um ano diferente, celebrando os 25 anos do CECC com empenho e dedicação, e continuar a fazer sempre melhor em prol do escutismo”, concluiu.
A iniciativa, que conta com o apoio do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), da Câmara Municipal da Praia (CMP), da Escola Secundária Manuel Lopes e do Liceu Domingos Ramos, envolve, igualmente, escuteiros e dirigentes que se encontram em Portugal, participando à distância.
A Copa de Futsal Escutista 2025 teve inicio a 13 de Setembro e reúne sete agrupamentos das paróquias de Nossa Senhora da Graça, Imaculada Conceição e Sagrado Coração de Jesus.
CG/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar